Suíça é primeiro país a aprovar registro definitivo da vacina da Pfizer

Imunizante obteve a primeira aprovação por 'procedimento padrão'. Outros países usam autorizações do chamado 'uso emergencial'

A Suíça autorizou neste sábado (19) o uso da vacina da parceria Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 e apontou que esta é a primeira autorização no “procedimento padrão”, que contemplará pessoas com idades acima de 16 anos. Até então, as autorizações anteriores seguiam o chamado “uso emergencial”, voltados para grupos específicos. O país europeu registra todos os dias 4 mil novos casos da infecção e mais de cem mortes.

Nos Estados Unidos, onde a FDA – Administração de Alimentos e Medicamentos – autorizou na noite de sexta-feira (18) o uso emergencial da vacina da Moderna, a empresa de biotecnologia diz estar pronta para começar “imediatamente” a distribuição do produto.

Assim como vizinhos da União Europeia, a federação suíça tem apontado um aumento preocupante de contaminações neste fim de ano.

“Após uma análise meticulosa das informações disponíveis, a Swissmedic concluiu que a vacina Pfizer/BioNTech é segura e suas vantagens são maiores que os riscos”, indicou o organismo em um comunicado.

“Conseguimos tomar esta decisão rapidamente, garantindo o respeito às três condições essenciais: segurança, eficácia e qualidade”, declarou o diretor da Swissmedic, Raimund Bruhin.