SPM-NE e Governo da PB realizam encontro para discutir o Plano Decenal da Juventude

Treze cidades paraibanas serão visitadas pelas equipes do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do Governo do Estado durante o mês de janeiro. O intuito é o de realizar o segundo encontro com gestores que atuam junto à juventude e lideranças juvenis, além de na oportunidade debater com os municípios as propostas elaboradas para integrar o Plano Decenal de Políticas Públicas para a Juventude. Nesta segunda-feira (10) o encontro ocorre na cidade de Soledade e envolve gestores das políticas de juventude e lideranças juvenis da própria Soledade e de Livramento.

No segundo semestre de 2021, equipes do SPM-NE e Sejel percorreram dezenas de cidades para apresentar a proposta e discutir ações que possam integrar o construção do Plano Decenal, que é o conjunto de políticas públicas para os próximos dez anos voltado para a juventude, contemplando todas as regiões do estado.

A educadora do SPM-NE, Íris Silva, explicou que a intenção nessa segunda etapa que começa nesta segunda-feira é conhecer e debater as propostas que os gestores e lideranças elaboraram. “Nesta segunda etapa, as equipes estão retornando às cidades para o momento de validação das propostas dos grupos e das regiões. É um momento de ampla construção com a inclusão ou ampliação das sugestões e tudo isso com a participação das lideranças juvenis e dos gestores que estão na ponta gerindo políticas para a juventude”, disse.

As atividades de retorno aos municípios que objetivam a construção do Plano Decenal de Políticas Públicas para a Juventude prosseguem pelas cidades de Patos (11/01), Juru (12/01), Queimadas (13/01), Cabaceiras (17/01), Pombal (18/01), Brejo do Cruz (19/01), Cajazeiras (20/01), Sousa (21/01), Rio Tinto (24/01), Itatuba (25/01), Guarabira (26/01) e Campina Grande (27/01).

Durante essas plenárias as juventudes têm apresentado as reivindicações de empregabilidade, a efetivação do Conselho Estadual de Juventude, o acesso à educação digna, o incentivo e fortalecimento da cultura, especialmente em comunidades tradicionais. “Tem sido um momento de ouvir as diversas juventudes, mas com os mesmos anseios quanto a sua perspectiva de futuro, que só podem ser garantidas via efetivação de políticas públicas”, frisou a educação do SPM-NE, Íris Silva.

O Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) assinou em dezembro de 2021 um termo de cooperação com o Governo do Estado para a elaboração do Plano Decenal de Políticas Públicas para a Juventude e para a realização do Plano de Enfrentamento das Violências com as Juventudes.