Solenidade marca abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares em João Pessoa

Representantes de 60 escolas públicas e privadas da Grande João Pessoa participaram, nessa sexta-feira (19), na Vila Olímpica Parahyba, da solenidade de abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares etapa da 1ª Regional de Ensino. Um dos momentos marcantes da abertura foi a execução do Hino Nacional, tocado pelo músico paraibano Mô Lima, na versão de acordeon.

A festa contou também com o juramento do atleta, realizado por Guilherme Soares, que conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, e faz parte dos 10 melhores do ranking nacional de natação escolar paralímpica. Já o acendimento da tocha ficou por conta de Camila Queiroga, paraibana que integra a seleção brasileira de Beach handebol.

“O Governo do Estado procura dar as melhores condições para que os atletas da Paraíba possam continuar brilhando no Brasil e no mundo. A cada ano, os Jogos aumentam o seu quantitativo e, assim, cada vez mais o evento fica com mais grandeza e quem ganha com isso é o esporte paraibano”, disse o secretario da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires.

“Por inúmeras vezes já estive do outro lado como atleta, técnico e dirigente, mas já há dois anos na gestão estadual, é importantíssimo destacar o quanto o desporto escolar vem crescendo na Paraíba. Os programas e investimentos do Governo são os responsáveis por todo esse sucesso”, frisou o professor Harlen Vilarim, secretário executivo de Esporte e Lazer.

Para o vice-governador Lucas Ribeiro, que decretou abertos os Jogos, 2024 é um ano especial pelo fato de a Paraíba receber um dos maiores eventos esportivos nacionais. “O Governo do Estado conseguiu atrair para a Paraíba os Jogos da Juventude, que é um evento em nível nacional com a participação de representantes de todo o país, que ocorrerá em João Pessoa no segundo semestre e por isso é um ano especial para o nosso esporte”, ressaltou.

As competições da etapa de João Pessoa dos Jogos Escolares e Paraescolares vão até o dia 25 de maio. Os campeões de cada etapa regional ganham o direito de disputar as fases estaduais, que são classificatórias para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), na faixa etária de 12 a 14 anos, e Jogos da Juventude, para os atletas da idade de 15 a 17.