Só um dos 12 deputados da Paraíba votou contra o fim da reeleição para cargos executivos

Somente 19 parlamentares votaram contra o fim da reeleição, em uma das únicas pautas que foi quase uma unanimidade dentro da votação da reforma política na Câmara dos Deputados, na noite de ontem (27). Entre eles, está o paraibano Efraim FIlho (DEM), único membro da bancada do estado que votou pela permanência da regra atual, que permite uma recandidatura aos cidadãos que ocupam cargos executivos, como presidente, governador e prefeito. O projeto foi aprovado no Plenário da Câmara por 452 votos a 19, com 1 abstenção.

Até mesmo dentro da bancada do DEM, composta por 20 deputados, Efraim foi minoria. Apenas quatro deputados democratas foram contra a proposta, incluindo o paraibano.

O texto foi aprovado nos termos do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição para a proibição: ela não se aplicará a governadores eleitos em 2014 e prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos na gestão anterior.

A exceção para o cargo de presidente da República não tem efeito prático, uma vez que a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018, em observância à legislação eleitoral vigente.

Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.
Confira os votos dos parlamentares paraibanos:

Efraim Filho/Não

Damião Feliciano/Sim

Hugo Motta/Sim

Manoel Junior/Sim

Veneziano Vital do Rêgo/Sim

Aguinaldo Ribeiro/Sim

Wellington Roberto/Sim

Rômulo Gouveia/Sim

Pedro Cunha Lima/Sim

Luiz Couto/Não

Wilson Filho/Sim

Benjamin Maranhão/Sim