Uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Educação (Sedec) realizou, nesta quarta-feira (14), uma capacitação com os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das creches municipais para a aplicação e estratégia do projeto de suplementação de micronutrientes para crianças das creches, o NutriSus.

Até o final do mês, as crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses que estudam nas creches receberão uma suplementação nutricional misturado em uma das refeições oferecidas na creche, durante um ciclo de 3 meses. Após o ciclo será feito uma pausa de quatro meses e depois inicia-se outro ciclo com mais três meses de suplementação.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) na SMS, Jane Morais, para que a criança receba a suplementação os pais terão que assinar um termo autorizando a administração do suplemento, que é uma mistura de vitaminas como A, C e D, e minerais em pó, como ferro, iodo, cálcio e zinco.

“Em um único sachê você consegue administrar em uma refeição da criança todos os nutrientes que ela precisa durante essa faixa etária, além de estimular uma alimentação saudável às crianças na creche e juntos, alimentação e suplemento proporcionam inúmeros benefícios a saúde da criança”, comenta a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) na SMS, Jane Morais.

Jane Morais explica que a combinação desses micronutrientes contribui para o aumento da imunidade da criança. “Por exemplo, o ferro ajuda na prevenção da anemia, que tem grande incidência em crianças com idade abaixo de dois anos; a vitamina A para a prevenção de infecções e até da cegueira causada pela deficiência em vitamina A; o zinco que ajuda na absorção do ferro, além dos outros micronutrientes que compõem o suplemento”, comenta.

NutriSUS – O NutriSUS é uma estratégia de fortificação da alimentação infantil do Governo Federal com nutrientes em pó que busca o desenvolvimento, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais. Serão atendidas crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses.

Comente

Camara Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here