Está previsto para o próximo dia 25, de acordo com o governador João Azevêdo (PSB), o lançamento do e-gov, uma plataforma digital que reunirá dados dos cidadãos, facilitando o acesso a informações relacionadas a diversos serviços ofertados pelo governo, como da área de saúde e educação, por exemplo. Segundo o governador, serão mais de 100 serviços disponíveis já a partir de fevereiro.

“São coisas simples, como o cidadão que recebe remédio controlado e que é distribuído pela Secretaria de Saúde. Ele vai estar em casa e receber uma mensagem avisando que poderá procurar no dia seguinte uma farmácia do estado. Coisas desse tipo”, explicou João. De acordo com o governador, o intuito do sistema é fazer com que o cidadão tenha acesso a um serviço cada vez mais rápido e qualificado.

Em uma única base, serão reunidos dados dos cidadãos em todas as áreas. Ainda na área de saúde, por exemplo, será possível manter uma ficha média atualizada, com todo seu histórico, podendo ser acessado por profissionais credenciados e pelo próprio paciente, em qualquer lugar do Estado, em qualquer época.

Na educação, o arquivo digital do paraibano vai auxiliar no acompanhamento escolar. O desenvolvimento da criança poderá ser acompanhado desde os primeiros dias de aula até sua conclusão no ensino médio, auxiliando nas tarefas, apontando caminhos e orientando escolhas. Assim, as estatísticas advindas do volume de dados permitirão ajustes pedagógicos e administrativos com a eficiência que os usuários do sistema exigem.

Além do contato com o cidadão, o sistema do e-gov terá também um ramo interno ao próprio governo, com um sistema eletrônico de processos, tal qual já existe em órgãos como os tribunais de justiça. “Isso vai dar agilidade aos processos, facilitando todo o procedimento”, pontuou João.