Sistema Arapuan realiza 1º debate entre os candidatos a prefeito de JP na TV aberta

O Sistema Arapuan de Comunicação promove nessa sexta-feira (26), das 21h30 às 23h30, o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de João Pessoa na TV aberta. Cida Ramos (PSB), Luciano Cartaxo (PSD), Professor Charliton (PT) e Victor Hugo (PSOL) estarão frente a frente discutindo problemas e apresentando soluções para a capital paraibana.

Pelo que ficou acordado com representantes dos partidos, o debate na TV Arapuan será dividido em quatro blocos com três intervalos. O primeiro, os candidatos terão três minutos para apresentação e o mediado um mediador.

A sequência de apresentação de cada candidato será definida uma hora antes do início do debate com os representantes dos partidos. A ordem de quem perguntará será rotativa do primeiro bloco em diante.

No segundo bloco, conforme as regras estabelecidas, cada candidato fará uma pergunta livre a um outro candidato de sua escolha, desde que o candidato escolhido ainda não tenha sido interpelado.

Haverá um minuto para pergunta, dois para resposta, dois para réplica e um para tréplica. O mesmo sistema adotado no segundo bloco, será aplicado no terceiro e quarto blocos.

Após a última rodada de perguntas, cada candidato fará suas considerações finais. Neste último bloco, a ordem será definida uma hora antes do início do debate com a participação dos representantes dos partidos.

Durante o debate na Arapuan não serão permitidos que os candidatos façam ofensas pessoais e afirmações que atinjam a honra e a dignidade dos adversários. “Ocorrendo tais fatos, o candidato que se sentir ofendido poderá pedir o seu direito de resposta. Após a solicitação do candidato ofendido, o moderador e um comitê arbitral, feito pela emissora, decidirão caso a caso se cabe ou não o direito de resposta. Qualquer direito de resposta será concedido após a avaliação do comitê arbitral. O direito de resposta será dado no início do bloco seguinte, e terá duração de 1 minuto”, diz a regra.

“O candidato poderá levar para o estúdio documentos para embasar suas respostas, mas não será permitida a exibição de quaisquer documentos para o público, seja para reforçar sua argumentação em relação a um dado, seja como prova contra o adversário”, acrescenta.