Uma nova tecnologia promete dificultar qualquer tentativa de cola. Desenvolvido pela xerox com foco em escolas e faculdades, o GIP (Gestão Inteligente de Provas) é uma interface web que utiliza um banco de dados de questões para criar versões de uma mesma prova. O sistema, que é uma evolução do Xerox SCFLink, adiciona a foto do aluno em seu teste e possui um algoritmo para corrigir as questões de forma automatizada. Para quem cola, o GIP pode ser uma tremenda dor de cabeça.
Para impedir os alunos de colarem, o professor deve inscrever as questões de sua prova na plataforma, que depois serão embaralhadas, criando modelos diferentes de um mesmo teste. Sendo assim, é possível criar, para uma mesma turma, provas com a mesma dificuldade, mas exercícios com informações diferentes. Essas provas podem ser intercaladas entre fileiras de alunos, ou exclusivas.
O uso da foto também impede a “troca de provas” entre os alunos e facilita a identificação. Esse sistema já é utilizado em algumas escolas, mas a automatização da tarefa deve expandir sua aplicação.
A solução para corrigir as provas funciona por meio de um algorítimo que em menos de um segundo reconhece as respostas de forma assertiva. O resultado de cada aluno é apresentado com informações estatísticas. As provas são identificadas por um QR Code e o envio de resultados é automático por e-mail. Tudo isso ajuda ao professor poupar tempo e acompanhar melhor o erros e acertos de alunos.
Para Daliana Farjallat, gerente de Negócios da Xerox, as diferentes variáveis integradas em uma só plataforma não tornam mais difícil a prática de como colar, como também deixa o processo educacional mais dinâmico.
“O GIP representa, para os professores, uma revolução no dia a dia em sala de aula. Certamente com a tecnologia, as colas dos alunos estão com os dias contados”, diz Daliana
O GIP é uma evolução do Xerox SCFLink e os professores podem operar o sistema pelo Windows, Linux e Mac. Ele também é integrado ao painel da multifuncional Xerox, tornando mais fácil imprimir.
As informações são do TechTudo.