Sicredi promove Fórum Nacional de Processos em JP com Gart Capote como palestrante

Nos próximos dias 22 e 23 de março acontece, em João Pessoa (PB), o Fórum Nacional de Processos do Sicredi, que vai reunir aproximadamente 180 profissionais da área de todo país para debater novidades sobre o tema. Entre os palestrantes do evento estará Gart Capote, reconhecido como o principal nome brasileiro sobre Gestão por Processos e autor de seis livros técnicos publicados e referenciados por instituições de ensino do mundo inteiro.

Gart conduzirá o tema “Olhando para o Futuro” a partir das 18h30 do dia 22. Além disso, o fórum contará com a apresentação de 16 cases de boas práticas, também destaques da programação. As palestras e debates acontecerão no Jardim Riviera e no Intermares Hall, ambos na Região Metropolitana de João Pessoa.

O Fórum de Processos do Sicredi acontece bianualmente, e este ano a Paraíba foi escolhida para sediar o evento, sob a organização da Central Sicredi Nordeste. O objetivo principal do encontro é a troca de conhecimento entre Cooperativas, Centrais e Centro Administrativo do Sicredi com profissionais de todo o país em temas relacionados a processos, e o reconhecimento dos trabalhos de melhoria e de boas práticas já implementados.

O Fórum Nacional de Processos nasceu em 2016, despretensiosamente, numa sala do 4.º andar do Centro Administrativo Sicredi (CAS). Na ocasião, times de processos do CAS e Centrais trocaram práticas do tema, e à medida que o dia foi passando, se deram por conta do grupo forte que haviam formado e do quanto os profissionais nas cooperativas estavam conectados e podiam juntos fazer ainda mais. Em 2017, o evento foi sediado novamente em Porto Alegre, porém maior, já recebendo esses profissionais de processos das cooperativas.

“Nesse dia, alguns trabalhos foram compartilhados e reconhecidos, mas ainda sentíamos que podíamos dar uma cara diferente ao encontro, que passou a ser itinerante. Foi assim, que em 2018, fizemos a edição na Central PR/SP/RJ, em Curitiba. Foi um marco para o evento, trazendo maior conexão a esse grupo, capacidade de transformar o coletivo e com gostinho de quero mais”, Ana Paula Severo Viana, gerente de Processos do CAS.

Ainda em Curitiba, foi anunciado a próxima sede, Goiânia/GO, tendo como anfitriã a Central BRC. A qualidade do evento foi igualmente garantida e fortaleceu ainda mais esse grupo. No entanto, a pandemia chegou e fez estacionar a edição.

“Justo no ano em que o evento seria em João Pessoa, ele foi suspenso. Retomamos agora, com toda energia da terra onde o sol nasce primeiro. Nesse grupo, a gente sente a energia que nos move: de aprender e compartilhar os conhecimentos para juntos conseguirmos transformar e irmos mais longe”, explica Marcia Tamaso, gerente de Processos da Central Sicredi Nordeste.

O Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina comprometida com o crescimento dos associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui atualmente cerca de 6,4 milhões de afiliados e 2.400 agências em todas as regiões do país, sendo 210,8 mil associados e 145 agências na Região Nordeste. Atualmente, disponibiliza mais de 300 produtos e serviços financeiros para a população.

O que é Gestão de Processos?

Gestão de Processos ou Business Process Management (BPM), no inglês, é um conjunto de práticas que têm como finalidade buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição, do mais simples como a compra de materiais até os mais complexos. Através dela os gestores se propõem a identificar, desenvolver, documentar, monitorar e controlar os processos da companhia.

No mercado atual, adotar boas práticas de gestão de processos é praticamente um pré-requisito para uma empresa se manter competitiva.

Central Sicredi Nordeste – 30 anos

Neste ano de 2023, a Central Sicredi Nordeste completa 30 anos de atuação, auxiliando no cooperativismo financeiro das regiões e contribuindo com a economia local, geração de emprego e renda, inclusão e educação financeira e no desenvolvimento regional. A Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas, que atualmente, no Nordeste, somam 145 agências do Sicredi e cerca de 210,8 mil associados entre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.