SES diz que municípios devem avaliar se vacinas foram aplicadas fora da validade

A Secretaria de Estado da Saúde esclareceu, através de nota, nesta sexta-feira (2), que os municípios paraibanos devem avaliar se as doses da vacina Astrazenica foram aplicadas no prazo correto, já que os imunizantes sempre são destinados as cidades 24 horas após o recebimento.

Conforme matéria da Folha, Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Veja nota

A Folha publicou hoje matéria baseada na análise de dados do sistema de informação da imunização do Ministério da Saúde, sobre isso, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que os municípios devem avaliar se foi erro de registro ou se não aplicou em tempo oportuno.

Todas as doses são entregues em até 24h após o recebimento aos municípios que são integralmente respknsaveis pelo armazenamento, aplicação e informação aos sistemas de notificação do Ministério da Saúde. As orientações tecnicas às equipes de vacinação ocorrem frequentemente.