Servidores de hospitais universitários iniciam paralisação na Paraíba

Ontem (20), a Justiça proibiu a paralisação das atividades programada para ocorrer na quarta-feira (21) e estabeleceu multa de R$ 100 mil, em caso de descumprimento

Os servidores da Empresa Pública de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão dos Hospitais Universitários (HU) na Paraíba, iniciaram uma paralisação dos trabalhadores nesta quarta-feira (21) em todo o país. Na Paraíba, os hospitais universitários geridos pela EBSERH estão em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras.

“Esse movimento de greve tem como objetivo, demonstrar a insatisfação dos trabalhadores dos HU’s na Paraíba, que desde a pandemia, a gestão na sede da empresa não se posiciona em vários aspectos que vem agravando a convivência entre os trabalhadores”, destaca trecho da nota.

Na terça-feira (20), o Tribunal de Justiça da Paraíba proibiu que o Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Serviço Público no Estado da Paraíba realizem paralisação das atividades programada para ocorrer na quarta-feira (21).

Na decisão liminar, o desembargador Osawaldo Trigueiro do Valle Filho estabeleceu multa de R$ 100 mil, em caso de descumprimento. A ação foi movida pelo município de João Pessoa, contra o sindicato da categoria.

O magistrado explicou que “levando em consideração o caráter estritamente essencial dos profissionais da enfermagem do serviço público, revela-se legítima a imposição de restrição plena ao exercício do direito à greve ante a possibilidade de gravíssimas lesões – algumas delas irreversíveis – que possam ser causadas ao bem comum, mesmo que a paralisação seja breve.”

Além disso, também foi determinado que os servidores aderentes à mobilização podem ter, desde já, realizados descontos em seus vencimentos pelos dias não trabalhados.