Série Recitais Digitais traz fagotista Aderaldo Campos neste sábado

O programa Recitais Digitais deste sábado (28), realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), tem como convidado o músico Aderaldo Campos. Ele vai apresentar um recital com um dos mais difíceis instrumentos da família do sopro de madeira: o fagote. O programa começa às 18h e pode ser acessado pelo canal da OSMJP através do linkyoutube.com/channel/UCYVkDj14V8hITtABrdTXxvA.

Coordenador da série, o maestro Samuel Espinoza explicou que o fagote faz parte de um instrumento que utiliza um sistema de palheta dupla, assim como o oboé, mas que é o mais grave da família. “A sua dificuldade é tanta que para aprender a tocá-lo, geralmente, é necessário começar com outros instrumentos antes, como a flauta ou o clarinete”, comentou.

Além de dominar o fagote, o artista Aderaldo Campos interpreta outros instrumentos, como o sax tenor e diferentes tipos de flautas. “O professor Aderaldo Campos, primeiro fagotista da OSMJP, é um talentosíssimo multi-instrumentista que, além de ser um excelente intérprete no seu instrumento, domina o sax tenor, a flauta transversa e as flautas doces”, elogiou o maestro.

Samuel Espinoza acrescentou que o programa deste sábado está perfeito, abordando obras de compositores clássicos e populares, em formações camerísticas que vão do dueto com piano ao quarteto de fagotes. O instrumentista executa obras dos compositores Edward Elgar, Gabriel Pierné, Jacques Ibert, Hector Berlioz, Astor Piazzola e do arranjador Radamés Gnatalli.