Série investigativa do Paraíba Já é destaque no 15º Congresso Internacional da Abraji

Matéria foi comandada pela editora-chefe do portal, Edilane Ferreira, com reportagens de Cógenes Lira, Feliphe Rojas, Niedja Andrade e Giovanna Fernandez

As séries “Pra onde foi a grana?” e “Farra das Diárias” foram tema de artigo científico apresentado no VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, que faz parte do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O trabalho científico, intitulado “A nova geração e o Jornalismo Investigativo: uma análise da série de reportagens do portal Paraíba Já“, é de autoria de Marcella Machado, jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob orientação da doutora em Comunicação e Semiótica, Sandra Moura.

As pesquisadoras analisam “a prática do jornalismo investigativo no portal
Paraíba Já, a partir da série de reportagens Pra onde foi a grana?”, assim como, a “Farra das Diárias”.

A primeira série se trata de um trabalho baseado em jornalismo de dados. As 11 matérias seriadas são baseadas na coleta de dados do Sagres, ferramenta de divulgação dos gastos públicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Já a segunda série é um desmembramento da primeira, onde se foi pinçada um tópico para estender todo o processo de apuração dos dados sobre despesas com cursos e concessão de diárias para vereadores de Conde e Santa Rita.

O trabalho ainda destaca que em um “estudo do método de apuração,
observamos que este veículo se apropriou das técnicas e características de uma
investigação jornalística, com um trabalho de cruzamento de dados e distintas
estratégias de abordagem”.

A série foi comandada pela editora-chefe do Paraíba Já Edilane Ferreira, com reportagens de Cógenes Lira, Feliphe Rojas, Niedja Andrade e Giovanna Fernandez.

Confira o artigo científico na íntegra

 

Comente