Série D: Campinense perde para o ABC fora de casa, mas segue no G-4

(Foto: Andrei Torres / ABC)

A partida da tarde deste sábado no Frasqueirão serviu para comprovar duas grandes máximas do futebol: “tabus existem para serem quebrados” e “quem não faz, leva”. A vitória por 2 a 0 do ABC de Natal contra o Campinense foi a primeira da equipe da casa contra os paraibanos desde que o Estádio foi inaugurado, em 2006. Os gols da vitória, marcados por Valderrama (com um golaço) e Patrick (contra), surgiram após, assim como no confronto da última rodada, o Rubro-Negro paraibano ter criado boas oportunidades, mas não as converter em gol.

Com a vitória o ABC de Natal se isola na liderança do Grupo 3, com 18 pontos conquistados, enquanto o Campinense estaciona nos 11, inclusive, caindo da segunda para a quarta posição graças aos resultados da rodada. O Alvinegro potiguar volta a campo na próxima quarta-feira, quando encara o Flamengo, no Maracanã, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro paraibano, por sua vez, terá a semana de trabalho completa até o importante compromisso diante do Atlético Cearense, no próximo sábado, no Amigão.

ABC bateu o Campinense mais uma vez, agora por 2 a 0.
ABC bateu o Campinense mais uma vez, agora por 2 a 0. (Foto: Alexandre Lago)

PRIMEIRO TEMPO

Foi uma primeira etapa morna, com muitas faltas e poucas emoções. As equipes, de fato, até tentaram criar jogadas, mas pouco forçaram os goleiros Welligton e Camilo a fazer grandes defesas. Na verdade, apenas uma grande chance foi criada para cada lado nos primeiros 45 minutos. Aos 12, o meia Marcos Antônio encheu o pé em cobrança de falta muito longe e assustou o goleiro do Campinense. A Raposa por sua vez, fez o goleiro abecedista sujar o uniforme apenas aos 46 minutos, quando Marcelinho, em uma cobrança de escanteio cheia de efeito, quase marcou um belíssimo gol olímpico.

Cobrança de falta de Marcos Antônio foi o único grande momento do ABC no primeiro tempo

SEGUNDO TEMPO

Se a primeira etapa foi morosa, a segunda foi completamente diferente. O Campinense iniciou os últimos 45 minutos buscando o gol que o faria voltar à briga pela liderança e o garantiria por, pelo menos, mais uma rodada no G-4. Com as linhas altas, o time do técnico Ranielle Ribeiro, os paraibanos tiveram, logo aos 2 minutos, uma boa chance de marcar após cruzamento preciso de Felipinho não aproveitado pelo ataque rubro-negro. Aos 9, mais uma boa chance raposeira após mais um bom cruzamento de Felipinho, que Wendell Barros chutou fraco e Welligton espalmou para escanteio. Para fechar a trinca de boas chances, aos 14, Wendell, mais uma vez, aproveitou uma bola espanada pelo goleiro Welligton na saída de bola, tocou para Marcelinho que, não soube o que fazer com a pelota e perdeu mais uma oportunidade de abrir o marcador.

E, assim como no última sábado em Campina Grande, a bola puniu. Imediatamente após a última boa chance de gol raposeira, Valderrama desceu ao ataque em velocidade pela ponta esquerda, olhou para a área e cruzou a bola, que ganhou um belíssimo efeito e encobriu o goleiro Camilo para abrir o marcador em Natal. Acuado, o ABC não demorou muito para fazer o segundo, com o gol contra de Patrick que tentou tirar a bola espalmada por Camilo após maravilhosa jogada de Wesley Pimbinha. Com o resultado em seu desfavor, o Campinense se lançou ao ataque, e deixando muitos espaços, quase viu o Elefante marcar o terceiro, mas Gustavo Henrique não conseguiu concluir a boa jogada e o placar permaneceu inalterado até o apito final do árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn.

Valderrama foi o grande destaque da partida contra o Campinense
Valderrama foi o grande destaque da partida contra o Campinense (Foto: Andrei Torres / ABC)

Do ge