Senador médico questiona Nise Yamaguchi sobre vírus e diz: não estudou, doutora

Durante depoimento da médica oncologista Nise Yamaguchi na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID do Senado, realizado nesta terça-feira (1/6), o senador Otto Alencar (PSD-BA) fez uma série de questionamentos sobre o coronavírus. A médica não soube responder a maioria das perguntas feitas pelo parlamentar, que também é médico.

Otto começou dizendo que a médica não tem mais um contrato com o Hospital Albert Einstein. Depois, questionou Nise sobre a diferença entre um protozoário e um vírus.
Então, Nise respondeu que o primeiro tem um organismo celular e os vírus têm DNA ou RNA. Otto rebate: “Não é isso. Não é isso, não. A senhora não soube nem explicar o que é um vírus”.

Assista:

Otto Alencar segue pressionando Nise Yamaguchi e pergunta sobre exames necessários antes de receitar cloroquina. Ela disse que tratou mais de 300 pessoas com o medicamento. O senador diz que receitar o remédio sem exames é “antiético e errado”.

“A senhora não sabe nada de infectologia. Percebi logo no início. A senhora não podia estar de jeito nenhum debatendo um assunto que a senhora não tem nenhum domínio”, pontuou.
Otto também questiona a médica sobre a primeira aparição da COVID no mundo. Nise remexe papéis. “Pode buscar nos livros que a senhora tem aí porque a senhora não sabe. Não estudou. De médicos audiovisuais este plenário está cheio.”
O dialogo continua. Otto questiona se Nise tem uma data, e ela responde que iria fazer algumas considerações. “A senhora não tem. Uma arca de noé conduzindo a ciência no Brasil”, afirma Otto.
De acordo com o senador, Nise brinca com a saúde no Brasil recomendando remédios sem eficácia comprovada, participando de um gabinete paralelo do Ministério da Saúde e mentindo na CPI da COVID.
“A senhora brincou com a saúde do povo brasileiro, falando em imunidade de rebanho, hidroxicloroquina, tratamento precoce”, pontuou.
Nise continua dizendo que tratou pacientes com COVID e Otto questiona: “Cadê os CPFs? Os endereços?”.
Depois da fala do senador, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) suspendeu a sessão por 20 minutos.
Otto Roberto Mendonça de Alencar é médico e ex-professor. Foi o 48º governador da Bahia, foi vice-governador e atualmente é senador pelo Partido Social Democrático (PSD).

Entenda

Médica oncologista e imunologista, Nise Yamaguchi depõe nesta terça-feira (1º/6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, instalada pelo Senado.

Defensora da cloroquina, medicamento com ineficácia comprovada contra o coronavírus, ela é a 11ª depoente na CPI da COVID e, diferentemente dos demais, fala na condição de convidada.

Yamaguchi é suspeita de integrar um suposto ‘gabinete paralelo’ do governo federal, com aconselhamentos a respeito do combate à pandemia de COVID-19. Ela também é favorável ao ‘tratamento precoce’ ao coronavírus, defendido ppelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a partir de medicamentos pré-selecionados, método também sem eficácia atestada pela comunidade científica.
Do Estado de Minas.