Senador quer extinção de eleições proporcionais para cargos legislativos

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), apresentou projeto no Senado Federal que visa modernizar as eleições no Brasil, tornando o pleito semelhante ao distrital. A proposta de Raimundo Lira, bem aceita entre os parlamentares,  é acabar com a eleição proporcional com coligação na eleição de deputados federais, estaduais e vereadores.

Pela proposta de Lira, os candidatos eleitos seriam os mais votados. No caso da Paraíba, conquistariam as 12 cadeiras na Câmara Federal, e as 36 na  Assembleia Legislativa, os deputados mais votados. “A Paraíba tem 12 deputados federais. Então, os 12 eleitos seriam os mais votados” justificou.

O senador peemedebista também apresentou um projeto que muda a forma de ascensão dos senadores suplentes. Pela proposta, no ano da eleição em que existe apenas uma vaga para senador como aconteceu em 2014 na Paraíba, o primeiro suplente, seria o segundo candidato  a senador mais votado, enquanto que o segundo suplente, seria o terceiro candidato mais votado.

Raimundo Lira que foi primeiro senador a fazer o pronunciamento na Tribuna do Senado este ano, para aprofundar o debate em torno da reforma política, disse que está otimista de que a sua proposta será aprovada no Senado.