Senado pode reinstalar comissão para acompanhar obras do São Francisco

O Senado poderá atender ao pedido feito pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), e reinstalar Comissão Externa que acompanha as obras de transposição  do Rio São Francisco

O relator da comissão externa para acompanhar programas de transposição e revitalização do Rio, o senador Humberto Costa (PT-PE), disse que a intenção é reinstalar a comissão, que encerrou seus trabalhos no ano passado, conforme apelo de Lira.

Defensor da volta dos trabalhos, Raimundo Lira lembrou que em sua primeira fase, a comissão presidida pelo então senador Vital do Rêgo, hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), fez um bom trabalho, fiscalizando e acompanhando o andamento da obra. A comissão inclusive, realizou várias visitas ao canteiro de obras do “Velho Chico”, nos trechos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Em sua nova fase, a comissão agora deve dar especial atenção ao acompanhamento do processo de revitalização, já que as obras de transposição estão adiantadas, com a conclusão definitiva devendo acontecer até o início do próximo ano.

Há pouco mais de 15 dias, o senador Raimundo Lira apresentou requerimento de recriação da comissão temporária externa que funcionou no Senado para acompanhar a transposição das águas do Rio São Francisco.

Ele disse que é necessário que a comissão, que já encerrou seus trabalhos, volte a atuar a fim de que os senadores continuem acompanhando de perto as obras de transposição, garantindo a continuidade dos projetos já iniciados.

Raimundo Lira explicou que a Paraíba, que já tem dois eixos de acesso ao São Francisco, pleiteia uma terceira entrada para atingir todos os municípios do estado, de modo a evitar que falte água em qualquer época do ano.

“A transposição do Rio são Francisco é o maior programa de segurança hídrica da Região Nordeste. A vida do nordestino nunca mais será a mesma depois que as águas captadas do Rio são Francisco estiverem escoando pelos canais construídos. Daí o justificado entusiasmo de todos os que lutam para que essa obra monumental seja concluída” observou Lira.

De acordo com informações colhidas pelo senador paraibano junto ao Ministério da Integração Nacional, as obras físicas do projeto de transposição do São Francisco já apresentam cerca de 60% de execução.

O senador lembrou a importância da obra para o semiárido nordestino, pois vai levar água para consumo humano e animal e para ações que vão alavancar o desenvolvimento sócio econômico do Nordeste beneficiando diretamente 390 municípios. Quando estiver pronta, a transposição vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos espalhados pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.