Senado autoriza garantia para empréstimo de R$ 204 mi para mobilidade urbana de JP

Matéria foi relatada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro e antes de ser levada ao plenário da Casa foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Senado Federal autorizou, nesta terça-feira (10), a garantia da União para o Governo da Paraíba realizar a contratação de crédito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no valor de 33 milhões de euros (R$ 204 milhões) para a execução do projeto de mobilidade urbana de João Pessoa, que visa a implantação do Bus Rapid Service (BRS), serviço de ônibus rápido.

A matéria foi relatada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro e antes de ser levada ao plenário da Casa foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto segue agora para promulgação.

BRS – O projeto que será executado pelo Governo do Estado conta com dois corredores de ônibus e três terminais de integração. O Corredor  Cruz das Armas, com extensão de 15,3km, que liga a área central da cidade à sua região sul, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 24 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade, beneficiando a população desses bairros, que é de 285.490 habitantes. Ou seja, 39,49% da população da cidade.

O Corredor Pedro II, com extensão de 14,5km, que liga a área central da cidade à região sudeste, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 11 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade. A população desses bairros é de 182.988 habitantes. Ou seja, 25,31% da população da cidade.

E ainda o Terminal Metropolitano, responsável por integrar diversas linhas de ônibus, atualmente. Das 93 linhas convencionais do município, 67 integram-se no Terminal Metropolitano do Varadouro.

O Terminal Cruz das Armas será um equipamento completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, e devido à elevada demanda dos bairros atendidos na região, tem-se a expectativa de trazer benefícios significativos com relação à qualidade de vida da população do entorno, que atinge cerca de 285 mil pessoas.

O Terminal Pedro II também será completamente novo no sistema de mobilidade urbana de João Pessoa, com relevante integração de modais privados para o transporte público, pois se aproxima da zona sul do município, onde a demanda por mobilidade é elevada.