Seminário marca início das comemorações do 55 anos de emancipação política de Conde

Dando início as comemorações dos 55 anos de emancipação política do município, Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizou nesta quarta-feira (14), no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), o I Seminário de Educação Patrimonial e Inventário Cultural de Conde. Durante todo o dia, cerca de 200 alunos de oito escolas do município, apresentaram seus trabalhos de pesquisas iniciados juntos com as ações do Inventário Cultural municipal, que tem como objetivo, catalogar os agentes culturais do município e preservar a diversidade artística e cultural que o Conde tem. A Prefeita Márcia Lucena participou da abertura do evento e destacou a importância de não deixar a cultura local adormecer.

“Estou muito emocionada em presenciar tantos trabalhos interessantes e com conteúdo maravilhosos, nossos alunos e alunas do ensino fundamental II e da Educação de Jovens Adultos (EJA), mergulharam neste universo cultural, numa busca que enriquece o conhecimento sobre o território. O Inventário Cultural é inédito em Conde e em tão pouco já mostra sinais de que foi aceito por todos e todas. Precisamos manter viva a nossa cultura local, que vai desde as danças, até os contos, as rezadeiras e benzedeiras, tudo isso é cultura. São 55 anos de muita história e cultura e este seminário fortalece o aprendizado não só dos alunos, mas de todos que estão aqui participando deste momento de nossa cidade”, disse a Prefeita Márcia Lucena na abertura do seminário.

O Iº Seminário de Educação Patrimonial e Inventário Cultural de Conde é uma das culminâncias do trabalho que vem sendo realizado na pesquisa e catalogação dos agentes culturais da cidade. “Estamos diante do resultado de um trabalho que traz a perspectiva de fomento à identidade territorial da população condense. O Inventário é um trabalho onde se vê a riqueza das expressões culturais da cidade ganhando força pelo reconhecimento de alunos e professores das escolas da rede municipal de ensino. É uma atividade linda, com resultados surpreendentes, todos os alunos, alunas, professores e professoras estão de parabéns”, comemorou a Assessora Cultural e idealizadora do Projeto, Rejane Nóbrega.

O Inventário Cultural é um instrumento de preservação, que busca identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação da natureza material e imaterial de uma localidade. Também participaram das apresentações, representantes do IPHAN, Estudantes da Universidade Federal da Paraíba e diversos representantes da cultura local, como mestres, rezadeiras e artesãos.

“Participar desta pesquisa foi bem interessante. Pesquisamos mais sobre a cultura da cidade e descobrimos agentes que nem sabia que existia por aqui. Hoje, eu posso dizer que o Conde tem uma cultura muito rica e cabe a nós, estudantes, preservá-la e mostrar a todas as pessoas a valorização dos bens culturais da nossa cidade”, destacou a aluna Estefani Barbosa.

Os seminários foram apresentados durante toda a quarta-feira e todo o material de pesquisa, vai permanecer exposto no Núcleo de Cultura, para que toda a população possa conhecer o acervo de pesquisa realizados pelos estudantes da rede municipal de ensino de Conde.

O evento marcou as comemorações dos 55 anos de emancipação política de Conde. No próximo sábado (17), a partir das 16h, na Praça Pedro Alves, tem início a parte festiva, com feira de artesanato e gastronomia, entrega de obras, apresentações culturais e shows musicais, com Dj Patrick, Ana Vitória e Odair José. No domingo (18), dia do aniversário da cidade, acontece a inauguração da escultura instalada na entrada de Conde, a entrega da reforma e ampliação da UBS Centro e a quarta edição do evento religioso “Louva Conde”.