Com a presença de vinte e três donos de quiosques, bares e restaurantes instalados na orla, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), começou nesta segunda-feira (22) a “Capacitação à Adequação Ambiental”. O primeiro encontro aconteceu no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro) da PMJP.
Nesse primeiro momento os técnicos da Semam ouviram os donos dos quiosques, que relataram as dificuldades que encontram no dia a dia, desde a concorrência desleal com outros comerciantes que ofertam guarda sol à beira mar até a falta de educação por parte de alguns clientes.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, falou sobre o objetivo do treinamento, que deve contribuir para que todos os donos e funcionários de quiosques padronizem os procedimentos em relação ao tratamento de resíduos sólidos e líquidos, emissão de som, bem como o cuidado com o ambiente no entorno dos estabelecimentos.
“Nosso objetivo maior é contribuir para que os quiosques, bares e restaurantes sejam ambientalmente corretos. Esse procedimento contribui tanto para a cidade quanto para os empreendimentos, que passam a ter uma maior segurança com relação às normas e Leis Ambientais”, concluiu o secretário.
Os técnicos da Divisão de Fiscalização da Semam mapearam todos os 58 quiosques, bares e restaurantes, instalados ao lado da calçadinha ao longo da orla. O treinamento é ofertado gratuitamente tanto aos proprietários quanto aos funcionários dos estabelecimentos. A capacitação será feita em módulos, coordenada pelos educadores ambientais do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, no bairro do Róger.