Seis tripulantes do navio atracado no Porto de Cabedelo testam positivo para coronavírus, diz SES

A Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB) informou, nesta quarta-feira (29), que seis tripulantes do navio Stena Premium, que está atracado no Porto de Cabedelo, testaram positivo para o novo coronavírus. Outros 21 tripulantes já haviam tido resultado negativo para a doença, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo.

A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), informou que de acordo com o Plano de Contingência, o navio ficará em isolamento no berço 101 do porto por no mínimo 14 dias, com o embarque e desembarque proibidos. A Docas-PB informou ainda, que os seis tripulantes já foram medicados a bordo e o caso está sendo monitorado diariamente com boletins do comando da embarcação.

Tanto a Companhia Docas, quanto Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal (PF), Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) e secretarias municipal e estadual de Saúde, acompanham a evolução do quadro de saúde dos tripulantes. Os que tiveram casos confirmados permanecem separados dos demais dentro da embarcação, onde estão recebendo o tratamento e suporte dos órgãos de saúde.

Em caso de agravamento do quadro de saúde, o tripulante será encaminhado para uma unidade de saúde, mas até o momento, de acordo com o Docas, a ação não é necessária. Os órgãos de saúde continuam monitorando a tripulação.

De acordo com o Docas-PB, o Porto de Cabedelo continua com suas operações normais nos berços 105 e 107, onde acontece a descarga de coque de petróleo (29 mil t) e trigo (8 mil t), respectivamente.

Em nota na última segunda-feira (27), também foi informado que outros dois navios cumpriram com o protocolo de saúde e segurança sanitária e não apresentam riscos e seguem com as operações.

Comente