Segurança no Enem 2020 terá mais de dois mil policiais e uso de drones, na PB

Com aumento de locais de provas e antecipação da abertura dos portões, o uso de ferramentas tecnológicas vai ser intensificado para maior cobertura

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SEDS) vai atuar com 2.100 policiais militares, 340 viaturas e também drones de monitoramento durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As provas ocorrem nos dias 17 e 24 deste mês. Como nesta edição o número de locais de provas aumentou e o horário da abertura dos portões foi antecipado, o uso de ferramentas tecnológicas vai ser intensificado para dar uma maior cobertura ao policiamento.

A operação, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social por meio de seus órgãos operativos, em especial a Polícia Militar, envolve não só o policiamento nos locais de prova, mas também a escolta e proteção dos cadernos e folhas de respostas, que começa já nesta sexta-feira (15). O efetivo empregado não vai prejudicar o policiamento normal dos bairros, que também será reforçado.

O plano de segurança foi definido depois de várias reuniões de planejamento entre todos os órgãos envolvidos no Exame Nacional. Em relação à edição passada, houve um acréscimo dos locais de aplicação de provas, que passaram de 350 para 541, em 55 cidades paraibanas – quatro a mais. A abertura dos portões será a partir das 11h30, meia hora mais cedo em relação ao Enem 2019.

Monitoramento em tempo real

Toda a operação será coordenada por três Centros de Comando e Controle, instalados em João Pessoa (Quartel do Comando Geral), Campina Grande (sede do Comando do Policiamento Regional I) e Patos (Comando do Policiamento Regional II), onde estarão profissionais de vários órgãos envolvidos na segurança do ENEM 2020. Esses centros vão possibilitar o acompanhamento em tempo real de toda a execução da operação, apresentando soluções rápidas e integradas para qualquer tipo de demanda que surgir.