Segurança: Arlinda Marques entrega equipamentos de proteção a funcionários

Funcionários do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, receberam esta semana novos equipamentos de proteção individual ( EPI). A entrega foi feita pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador do hospital.

De acordo com a coordenadora do setor,  Sibely Urbano, o  Núcleo vem investindo intensamente  na promoção de medidas educativas e de prevenção de acidentes de trabalho, pois a preocupação é com a segurança, melhoria da saúde  e qualidade de vida dos servidores, ‘ tendo em vista o fato de trabalharmos em ambientes onde existem diversos riscos ocupacionais’, justificou.

Sobre os equipamentos: Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

Veja no quadro:

Tipo de proteção Equipamentos mais comuns
auditiva abafadores de ruídos ou protetores auriculares
respiratória máscaras e filtro
visual e facial óculos e viseiras
cabeça capacetes
mãos e braços luvas e mangotes
pernas e pés sapatos, botas e botinas
contra quedas cintos de segurança e cinturões