Segunda composição do VLT chega neste sábado na CBTU em João Pessoa

A segunda composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa chegará neste sábado, 29, a Cabedelo. A entrega de mais um trem faz parte da compra de oito composições realizada pela CBTU para modernizar o sistema de trens urbanos de João Pessoa. A terceira composição deverá chegar a capital paraibana em maio de 2015. De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo, o primeiro trem novo só deverá entrar em operação no início do ano que vem.

Desde o recebimento da primeira composição, técnicos da empresa fabricante do VLT, a Bom Sinal, trabalham na montagem e realização de testes. “No período de 6 a 16 de dezembro, serão iniciados os testes dinâmicos, aceleração, frenagem, estabilidade e pesagem, quando o trem receberá cerca toneladas de sacos de areia para ver o seu desempenho como se o VLT estivesse lotado de pessoas. A partir da finalização desses testes é que nós podermos coloca-lo em funcionamento em alguns horários da grade”, explica Macêdo.

Enquanto ajusta o trem, a Bom Sinal também está efetuando cursos e treinamentos de maquinistas, técnicos e engenheiros de manutenção, na Oficina de Cabedelo, com a finalidade de capacitar toda equipe para operar e realizar as devidas manutenções preventivas e corretivas dos novos trens. De acordo com o coordenador de Manutenção e fiscal do contrato do VLT, Sérgio Marcelino, os cursos foram iniciados no dia 21 deste mês e deverão ser concluído em meados de dezembro.

O primeiro VLT será entregue a operação comercial em janeiro de 2015 e o segundo em fevereiro do mesmo ano. De acordo com o superintendente, não há projeção de reajuste da tarifa com a implantação do novo trem na grade horária, ou seja, a passagem permanecerá ao preço único de R$ 0,50, cinquenta centavos.

Para evitar a depredação do novo equipamento, a CBTU em João Pessoa também trabalha na realização de uma campanha de apresentação do VLT ao usuário e chamando-o para ajudar na preservação, evitando segurar as portas, riscar os danificar os bancos e painéis eletrônicos, jogar pedras na composição e deixando de depositar lixo na via férrea e no seu entorno. A campanha deverá ser iniciada até o início de 2015.