Sedurb recebe esportistas para tratar das práticas de atividades na orla de JP

Dando continuidade ao diálogo com praticantes de esportes que utilizam a área de areia na orla da Capital, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) recebeu, nesta quarta-feira (3), alguns representantes da categoria para disciplinar o uso do espaço público nas praias de Cabo Branco e Tambaú. Na ocasião, foram discutidas, em conjunto com os representantes, as medidas necessárias para a continuidade das atividades no local. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será assinado entre a gestão, o Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC – PB) e os representantes dos desportistas.

“O esporte é uma das prioridades da nossa gestão e sabemos o bem que a prática de atividades esportivas faz para a saúde da população. Queremos apenas equacionar a prática dessa atividade, em conformidade com a legislação municipal e atendendo a determinação do Ministério Público de Contas da Paraíba. O encontro foi positivo, pois conseguimos estabelecer os próximos passos para a regularização da atividade”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Participaram da reunião praticantes do beach tênis, vôlei de praia, handebol, futevôlei, futebol de areia e circuitos funcionais. Nesse encontro, a categoria apresentou as principais dificuldades para atuar em conformidade com a legislação municipal. A Sedurb expôs, didaticamente, os pontos que atualmente prejudicam a realização das atividades, no que diz respeito ao cumprimento do Código de Postura do Município.

Após as exposições de ambas as partes, foi feito um acordo para garantir a continuidade da prática esportiva no local, desde que sejam feitas algumas adequações. “Ficou acordado que será catalogado os espaços utilizados pelos centros de treinamento e os respectivos materiais utilizados. Os responsáveis concordaram em substituir os caixotes, que atualmente são de madeira, por material feito de fibra”, explicou o secretário.

Serão instalados, ainda, centros de treinamentos nas praças, conforme a liberação destes espaços por decreto, e será assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), construído pela pasta, em diálogo com a categoria, a ser encaminhado para o Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC – PB).

Participaram do encontro o secretário executivo da Sedurb, Ubaldo Pequeno; o chefe de gabinete, Eduardo Pedrosa; o diretor de serviços urbanos, José Carlos Rodrigues; o presidente da Federação de Vôlei da Paraíba, Carlos Fernandes de Lima; a diretora da Federação, Nayara Pontes; e o representante do Centro de Treinamento Cangaço, Riceler Waske.