Secretário de Agricultura Familiar aponta acesso à água como meta prioritária

    0

    O secretário da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), Lenildo Morais, tomou posse oficialmente na manhã desta sexta-feira (16), em solenidade realizada no Cine São José, em Campina Grande. Na ocasião, o secretário apontou o acesso à água como uma das metas prioritárias dos próximos quatro anos de governo. O secretário executivo da pasta, José Gonçalves, também foi empossado.

    “O nosso maior desafio nesse primeiro planejamento estratégico que fizemos para apresentar ao governador é viabilizar a construção de novas cisternas de placas, barragens subterrâneas e poços artesianos, bem como limpar os mananciais, para possibilitar o acesso à água aos homens e animais”, afirmou Lenildo Morais.

    No discurso de posse, o secretário destacou ainda que outra meta da secretaria é estimular as agroindústrias familiares, com ênfase na agroecologia. “Este é outro fator preponderante para promover a sustentabilidade alimentar e movimentar a economia da Paraíba. Maior parte dos alimentos que consumimos é fruto da agricultura familiar”, completou.

    Lenildo Morais ressaltou que a SEAFDS vai trabalhar buscando parcerias de políticas públicas com demais órgãos ligados ao setor, a exemplo da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa), Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além dos movimentos sociais ligados ao campo.

    A solenidade de posse de Lenildo Morais foi muito prestigiada. O evento contou com a participação do chefe da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa; do diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Salomão Medeiros; do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Luis Gonzaga Júnior; do prefeito do município de Soledade, José Bento, representando os prefeitos do interior do estado; e do vereador Anderson Maia, que na ocasião esteve representando o chefe de Gabinete do Governo, Fábio Maia, que acompanha Ricardo Coutinho em agenda em Brasília.

    Ainda participaram da solenidade representantes da Asa Brasil – Articulação no Semiárido Brasileiro, Polo Sindical, Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entre outras entidades.

    Comente

    Antares

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here