O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, se posicionou, nesta quarta-feira (11), sobre o pedido de envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições em João Pessoa, feito pelos candidatos Ruy Carneiro (Podemos), Marcelo Queiroga (PL) e Luciano Cartaxo (PT), que disputam a prefeitura da capital.
Em entrevista ao programa Meio-Dia Paraíba, da Rede Pop de Rádio, Jean Nunes criticou a forma como o tema tem sido abordado no debate eleitoral, destacando que “tentar trazer o tema Segurança Pública para o processo eleitoral, da forma que tem sido feita, tentando diminuir ou desrespeitar o trabalho dos nossos policiais militares, civis e bombeiros militares, é até de maneira desrespeitosa”.
Ele afirmou que as forças de segurança estaduais vêm realizando um trabalho eficaz e que “não é coerente tentar usar as forças de segurança para esse debate político”.
Em relação à solicitação do uso de tropas federais, o secretário ressaltou que a condução do processo eleitoral é responsabilidade da Justiça Eleitoral, representada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), e que as forças de segurança do estado estão prontas para acatar qualquer decisão. “O que podemos dizer é que as forças de segurança do Estado têm trabalhado e estão prontas”, afirmou.
Jean Nunes também enfatizou o planejamento antecipado realizado pelas forças de segurança estaduais, que inclui a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, em parceria com o TRE. Segundo ele, esse trabalho integrado tem garantido o avanço do planejamento operacional para as eleições.