Secretaria de Saúde registra 68 casos de Influenza A na Paraíba

De acordo com recomendação da SES, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde em caso de desconforto respiratório, desorientação, ou confusão mental

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) informou, na quarta-feira (5), que a Paraíba já contabiliza 68 casos de Influenza A.

De acordo com a pasta, 59 casos foram registrados em João Pessoa, capital paraibana.

A SES realizará capacitação on-line nesta sexta-feira (7) sobre o manejo clínico do paciente com o vírus, voltada para os profissionais da atenção básica.

“Este momento será um reforço dos protocolos que precisam ser seguidos pelos profissionais tanto das UBS, quanto da rede especializada que vai lidar com os casos mais agravados. Mas é importante salientar também para a população que a influenza A é uma síndrome gripal e que sintomas como febre, dor de garganta, cefaleia, coriza e fadiga são comuns”, ressaltou o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

A gripe pelo vírus da Influenza H3N2 também afeta o sistema respiratório. A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

O período de incubação dos vírus Influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

A SES ainda destacou que as pessoas devem procurar uma unidade de saúde em caso de desconforto respiratório, desorientação, ou confusão mental.