Secretaria de Saúde de JP alerta para comprovação de prioridade na vacinação

De acordo com a secretaria, isso fará com que se evitem filas desnecessárias nos três pontos do sistema drive thru que foram instalados na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) faz um alerta à população para comprovação de direitos na fila de vacinação contra a Covid-19. No momento da imunização, são exigidos documentos que comprovem o vínculo empregatício e xerox da carteira profissional. Já os idosos acima de 90 anos precisam apresentar carteira de identificação para comprovação de idade. De acordo com a secretaria, isso fará com que se evitem filas desnecessárias nos três pontos do sistema drive thru que foram instalados na Capital.

Nesta etapa, podem ser vacinados os idosos a partir de 90 anos; profissionais da rede privada que colhem o RT PCR (Swab) para teste de covid-19 em laboratórios de João Pessoa, bem como os trabalhadores que transportam a amostra e aquele que recebe a amostra para processamento; profissionais da saúde a partir de 60 anos que estão na ativa, profissionais do sistema funerário que estão em contato direto com cadáveres potencialmente contaminados, cuidadores domiciliares ativos no home care, além dos trabalhadores da rede de saúde que por algum motivo não conseguiram se vacinar nas etapas anteriores.

Documentos

Todos os trabalhadores incluídos nesses grupos precisam comprovar o direito à vacinação, com declaração oficial do vínculo ativo com a empresa em que trabalha e a xerox da carteira profissional. Já os idosos acima de 90 anos precisam apresentar carteira de identificação para comprovação de idade. Os documentos ficarão retidos no local para fins de comprovação.

“É importante ressaltar que as pessoas precisam comprovar o vínculo empregatício com documento oficial da empresa em que ela trabalha. Neste primeiro dia de vacinação no sistema drive thru, muitas pessoas não levaram esses documentos e isso acabou formando filas desnecessárias. Importante também advertir que todos os idosos acamados serão vacinados nos seus domicílios. Não adianta a família trazer o idoso acamado que é um risco para ele sem necessidade”, observou Fernando Virgolino, chefe de imunização da SMS.

Drive Thru

Estão sendo disponibilizados três pontos de vacinação no sistema drive thru: Ginásio Ronaldão, no bairro do Cristo; Centro de Convenções de João Pessoa, no Cabo Branco; e ao lado do Aeroclube de João Pessoa, no bairro Aeroclube. Os pontos do Ronaldão e do Centro de Convenções funcionam das 9h à meia-noite. Já o ponto localizado ao lado do Aeroclube funciona das 9h às 17h.

Idosos acamados

Além desses grupos, o cadastro para a vacinação de idosos com restrições de locomoção continua sendo realizado pelos telefones 3214-7219 e 3214-7971. No último fim de semana, a SMS realizou um mutirão para vacinar idosos acamados com mais de 80 anos. Quarenta equipes foram montadas, com técnico de enfermagem, enfermeiro e motorista, levando a vacina até a casa do idoso. Foram aplicadas 1.913 doses durante o sábado e o domingo.

Outros grupos

Também já receberam a primeira dose do imunizante os idosos que vivem em instituições de longa permanência, assim como os trabalhadores desses locais, além dos trabalhadores de hospitais, serviços de Atenção Básica, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Samu-192, Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB), Instituto de Medicina Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)