Sebrae Paraíba realiza missão técnica com piscicultores em estados vizinhos

Uma missão técnica realizada pelo Sebrae Paraíba levou treze produtores do Brejo do estado para conhecer práticas e tecnologias aplicadas à área da piscicultura de tilápias. Durante três dias, os empreendedores puderam trocar experiências e informações sobre as técnicas mais avançadas já em uso no Nordeste para a criação de alevinos, além de visitar laboratórios para compreender as doenças que podem afetar as tilápias e como combatê-las.

De acordo com o analista do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, a missão técnica também proporcionou aos produtores conhecer mais aspectos ligados ao mercado da piscicultura e preços praticados nas cidades do interior de Pernambuco e da Bahia. “Os produtores destas cidades também virão conhecer a experiência da piscicultura de tilápias desenvolvida na Paraíba. A missão é uma verdadeira troca de experiências”, afirmou.

Uma das empresas visitadas durante a missão técnica foi a AAT International, localizada em Paulo Afonso, interior baiano, e que é referência na América Latina na produção de alevinos e juvenis de tilápias. Uma das técnicas utilizadas pela empresa que os empreendedores conheceram é a do sistema de raceway, utilizado para potencializar a criação de tilápias em tanque. Os empreendedores também foram ao laboratório da empresa Aquabel, localizado em Pernambuco, para conhecer as técnicas de genética usadas para a criação dos alevinos.

“Pudemos conhecer de perto experiências avançadas de genética na criação de tilápias, que aumentam a produção e a rentabilidade desta área da piscicultura. O laboratório manipula diversas variáveis e aspectos da genética para melhorar o ciclo da criação. Para a próxima missão técnica, levaremos um grupo ao estado do Paraná”, disse Jucieux Palmeira.