Sebrae beneficiará 1,5 mil pequenos negócios em 10 cidades paraibanas este ano

Com o objetivo de melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios, foi iniciado este ano mais um ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae Paraíba. Esta é terceira sequência do programa que atua junto às micro e pequenas empresas durante dois anos. Entre 2015 e 2016, serão atendidas 1,5 mil pequenos negócios em dez cidades paraibanas (João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Araruna, Monteiro, Pombal, Patos, Sousa, Cajazeiras e Itaporanga). Nos dois primeiros ciclos do programa foram atendidas 2.160 empresas paraibanas.

O programa é gratuito e tem como objetivo orientar os empreendedores sobre o processo de planejamento da cultura da inovação e mostrar a importância do tema para os pequenos negócios. Neste novo ciclo, o ALI irá atender empresas dos setores de serviços, comércio e indústria, em diversos segmentos, como alimentação e bebidas, vestuário, calçados, acessórios e afins, artigos e serviços do lar, saúde, estética e bem estar, dentre outros.

O gestor do programa ALI na Paraíba, Cláudio Soares, explicou que, inicialmente, o agente vai até a empresa e apresenta ao empresário o programa e seus benefícios. Em seguida, é realizado um diagnóstico sobre os pontos positivos e negativos identificados. Por fim, é montado um plano de ação para o desenvolvimento do estabelecimento, quando o empresário e o agente assinam um tempo de compromisso. “Durante dois anos, a empresa será acompanhada e monitorada para que possa, de fato, colocar em prática as ações propostas”, completou Cláudio.

Ele ainda explicou que os agentes têm como função facilitar, orientar e buscar soluções para as necessidades das micro e pequenas empresas. “O nosso grande objetivo é levar conhecimento para as empresas e apoiá-las na implementação de ações inovadoras. O Sebrae possui inúmeros produtos e serviços que podem melhorar os processos das empresas e ajudar a avaliar melhor as tomadas de decisões”, afirmou o gestor do programa.

Práticas inovadoras registradas em e-book

Nos três ciclos do programa ALI na Paraíba, cerca de 3,5 mil pequenos negócios serão atendidos. A história dos cinco primeiros anos do programa estão contadas em um livro digital, que o Sebrae disponibilizou em seu portal, “O caminho para inovar”. Em mais de 120 páginas, a publicação mostra a prática da inovação, apresentando casos de sucesso de empresas atendidas na Paraíba. O e-book pode ser acessado no link: http://cld.bz/mZ0DuR.

“Percebemos que o programa ALI, ao longo dos cinco anos de atuação, vem se transformando numa ferramenta importante para a implementação da cultura da inovação nos pequenos negócios. As empresas que estão entendendo o papel do programa estão se tornando mais competitivas. Por isso, produzimos o e-book, para mostrarmos a importância da inovação e o desenvolvimento do programa no Estado”, completou Cláudio Soares.

Casos de sucesso

Um dos casos de sucesso apresentados no livro digital do ALI na Paraíba é da doceria Zeny. Participante do programa entre os anos de 2013 e 2014, a empresa adotou diversas soluções sugeridas pelo ALI, como consultorias para implantação das normas do Programa Alimento Seguro (PAS), consultoria tributária, consultoria em formação de preço, programa de treinamento e capacitação para os colaboradores, além da participação em feiras, eventos e prêmios.

A farmácia Dillecta, em João Pessoa, também participou do programa, otimizou processos, capacitou a equipe e realizou o sonho de lançar a linha de cosméticos com sua marca própria. Com a orientação do ALI, a empresa começou a trabalhar contra os desperdícios, reduzindo gastos e aumentando a segurança. Também desenvolveu um programa anual de capacitação dos colaboradores.