Saúde de JP suspende vacinação em hospital após suspeita de irregularidades

De acordo com a unidade, o local é referência no tratamento à Covid-19 na Capital e por este motivo, todos os funcionários estão expostos à doença

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, anunciou na sexta-feira (22) que a vacinação no Hospital Nossa Senhora das Neves, na Capital, está suspenso. A medida ocorre após suspeita de irregularidades na aplicação do imunizante contra a Covid-19.

Após a decisão, a Secretaria Municipal de Saúde recolheu as doses. Até a manhã da sexta-feira (22), 670 aplicações haviam sido realizadas na unidade.

De acordo com o secretário, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público Federal (MPF) questionaram publicações feitas nas redes sociais, onde pessoas que não são do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde, nessa primeira fase de vacinação, aparecem sendo imunizadas. Conforme as postagens, colaboradores do setor administrativo que não trabalham no prédio da unidade hospitalar também foram vacinados.

A Secretaria de Saúde de João Pessoa irá analisar os dados dos que foram imunizados na unidade para saber se os listados trabalham ou não na linha frente de combate à pandemia. O hospital deverá fornecer nomes e os números do CPF e cartão do SUS dos vacinados. Os dados também serão disponibilizados no portal da transparência do município.

O que diz o hospital

O Hospital Nossa Senhora das Neves divulgou nota onde afirmou que a unidade hospitalar seguiu os critérios do plano municipal de vacinação contra a doença.

“De acordo com o plano estabelecido pela PMJP, serão considerados Trabalhadores de Saúde aqueles que: “atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância a saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais”, destaca trecho.

Conforme a unidade de saúde, o hospital é referência no tratamento à Covid-19 na Capital e por este motivo, todos os funcionários estão expostos à doença.