O dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher, foi o dia escolhido para o lançamento do novo videoclipe da cantora, atriz e apresentadora de rádio e TV, Sandra Belê, em parceria com a cantora portuguesa, Rosa Madeira. O clipe foi gravado em Monteiro, Cariri paraibano e em Lisboa, capital de Portugal.

A música do videoclipe é do compositor pernambucano Xico Bizerra em parceria com Maria da Paz, cantora e compositora homenageada por Xico nesta canção, intitulada O Romance do Senhor Fado com a Moça Canção do Pajeú. Maria da Paz também é pernambucana e atualmente reside no estado de São Paulo.

A data do lançamento, 08 de março, foi escolhida por trazer duas mulheres de países diferentes cantando uma música dedicada a outra mulher. Nada melhor que uma data internacional de homenagem às mulheres para tal.

A música

O Romance do Senhor Fado com a Moça Canção do Pajeú nasceu da admiração e carinho de Xico Bizerra por sua amiga Maria da Paz. Ambos tem outras composições juntos e nesta, Xico fez a letra e Maria da Paz, a melodia. A belíssima música é uma das pérolas do álbum duplo Valsas, canções e tudo que mais há, lançado em 2016.

A canção se inicia com um fado e termina com um xote, por isso chamada de “fado-xote” por quem a ouve. Rosa Madeira inicia o fado que é finalizado com Sandra Belê e depois canta um pouco do xote, comandado por Sandra.

A participação de Rosa no trabalho de Xico Bizerra foi a convite de Maria da Paz e uma surpresa para Sandra Belê, que só soube de sua participação quando a música ficou pronta, tendo ficado imensamente feliz com o resultado. A música acabou aproximando as duas, que desde então mantêm contato pela internet e pretendem um dia conhecerem-se pessoalmente.

A fadista Rosa Madeira

Rosa Madeira é uma cantora de fado nascida em Cartaxo, cidade portuguesa do distrito de Santarém, com cerca de 10.000 habitantes, mas desde os vinte anos de idade, vive na região da Madeira. Rosa Madeira canta os poetas portugueses em seus shows, junto com seu grupo FadoFuncho e também acompanhada por orquestras.

Dentre os prêmios que já ganhou, Rosa recebeu do Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais, a medalha de mérito do Instituto Cultural Jorge Amado, destinada a distinguir pessoas, pelos grandes serviços prestados a Cultura, entre Portugal e Brasil.

O videoclipe

Em Portugal, o clipe foi gravado em Lisboa, na Praça do Império, às margens do Rio Tejo e no Miradouro de Santa Luzia, com imagens captadas por João Gouveia. No Brasil, as imagens de Sandra Belê foram captadas por Asley Ravel e gravadas no Lajedo das Moças, localizado no assentamento Santa Catarina, zona rural de Monteiro, no cariri ocidental da Paraíba, região onde Sandra nasceu e viveu por muito tempo.

Todas as imagens foram captadas em 2017, porém só este ano a edição pôde ser concluída, tendo sendo feita inteiramente por Sandra Belê, que é diretora de arte formada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) e adora fazer edições de vídeo. Este é o terceiro clipe editado por Sandra: o primeiro foi Maria no Andor, do trabalho com inselenças Cantando para o Eterno; e o segundo foi Hoje Tem, um forró composto por Ilmar Cavalcante e Nanado Alves.

O videoclipe O Romance do Senhor Fado com a Moça Canção do Pajeú traz imagens de Brasil e Portugal, embalados pela bela canção de Xico Bizerra e Maria da Paz com as vozes e sotaques de Sandra Belê e Rosa Madeira, possibilitando o que já era um deleite para os ouvidos, ser também contemplado pelos olhos de todo o mundo.

O videoclipe estará disponível na página de Sandra Belê no youtube youtube.com/sandrabeleoficial a partir do dia 08 de março.