Samsung reconhece erro técnico que vazou dados de usuários

A Samsung reconheceu que um erro técnico interno causou um vazamento em que 150 clientes puderam ver os dados de outros usuários a partir do site oficial da marca para o Reino Unido. Um representante da empresa classificou o número como “pequeno” em entrevista ao portal ZDnet. Também explicou que a mistura das informações cadastrais não têm relação com o bug do app Localizar Meu Dispositivo, que disparou notificações com apenas o numeral “1” para usuários do mundo todo na semana passada. Segundo a Samsung, a ocorrência dos dois episódios ao mesmo tempo foi uma coincidência.

Dados expostos

Alguns usuários afetados pelo problema relataram sua experiência em comunidades nos fóruns do Reddit. Quem foi afetado pelo problema explica que, ao usar o site da Samsung, conseguiu visualizar dados de contas de outros usuários, como endereços de entrega, métodos de cobrança – como dados de cartão de crédito – endereços de e-mails e detalhes relacionados a pedidos.

A posição da Samsung é de que o vazamento ocorreu em virtude de um “erro técnico que resultou em um pequeno número de usuários terem acesso às informações de outros usuários”. A marca ainda esclareceu ao site The Register que entraria em contato com os afetados.

A pane não afetou usuários brasileiros. De acordo com a gigante sul-coreana, foi um “erro técnico” restrito à página samsung.com/uk, destinada ao Reino Unido. “Assim que tomamos conhecimento do incidente, removemos a possibilidade de fazer login na loja em nosso site até que a questão fosse resolvida”, disse a empresa em nota.

Notificação “1”

Em relação ao Localizar Meu Dispositivo, o problema também tem origem técnica, mas segundo a Samsung, não deve preocupar os usuários. O aplicativo da Samsung consegue encontrar o celular ou tablet do usuário a partir do GPS.

Na semana passada, usuários do mundo todo relataram receber uma notificação misteriosa do aplicativo que continha apenas o numeral “1”. A Samsung esclareceu ao site SamMobile que o problema ocorreu durante testes internos e não tem qualquer impacto nos aparelhos que receberam a notificação por engano.

Diz a nota da empresa: “Um notificação foi enviada inadvertidamente a um número limitado de dispositivos Galaxy. Podemos garantir aos nossos usuários que esta notificação não afeta de nenhuma maneira os dispositivos. Pedimos desculpas pelo inconveniente causado e garantimos que um novo incidente não voltará a acontecer no futuro”. As informações são do TechTudo.