Saiba onde buscar atendimento na Paraíba se apresentar sintomas do novo coronavírus

Em casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) na Paraíba, que apresentem agravamento de sintomas, a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), é que os pacientes se dirijam a qualquer unidade de saúde do estado.

Porém, se houver confirmação da doença os locais passam a ser os centros de referência.

Em João Pessoa – o Hospital de Doenças Infecto-Contagiosas Clementino Fraga e o Hospital Universitário Lauro Wanderley são especializados.

Em Campina Grande – o Hospital Dom Pedro I estará recebendo essas demandas, além de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A UPA do Alto Branco está direcionada para receber exclusivamente pacientes com sintomas do novo coronavírus, assim como o Hospital da Criança é referência para o atendimento de crianças e adolescentes.

Outras cidades – em qualquer unidade de saúde do estado.

Capacidade

Segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba, o estado tem 205 hospitais, públicos e privados, com mais de 8 mil leitos instalados, além dos 600 de UTIs. Mais de 6 mil leitos são do SUS.

A SES trabalha em um plano de contingência organizado em oito ondas, cada uma com 30 leitos de isolamento e 10 de UTI. À medida que forem surgindo novos casos, esse número vai aumentando. “Lembramos que pacientes com coronavírus precisam ser tratados em centros de referência, mas afirmamos que todas as unidades hospitalares estão preparadas para receber pacientes”, disse o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

Comente