Saiba como os smartwatches estão revolucionando o monitoramento da saúde

Uma prova disso é que esse mercado deve alcançar um faturamento de até US$ 96,3 bilhões até 2027

Foto: Huawei/Divulgação

Os smartwatches deixaram de ser acessórios antes vistos como superficiais e se tornaram essenciais para muitas pessoas que priorizam a saúde física e mental e que valorizam a importância de cuidados preventivos. Uma prova disso é que esse mercado deve alcançar um faturamento de até US$ 96,3 bilhões até 2027, sendo estimativas da Allied Market Research.

O crescimento do mercado de smartwatches vai ao encontro do aumento de recursos trazidos por esses acessórios e do aprimoramento de funções, design e tecnologias. O desenvolvimento constante de sensores e algoritmos de saúde mais precisos trazem dados e relatórios de saúde ainda melhores.

Além de funções como leitura de e-mail e suporte a notificações, eles também trazem diversos relatórios de saúde e outras informações importantes. Alguns usuários até compartilham seus resultados em consultas e/ou procuram um médico após receberem alertas do relógio.

Impacto na saúde

Falando especificamente de saúde, os smartwatches passaram a atuar como importantes aliados em várias frentes. Entre as principais, estão:

  • Monitoramento contínuo da saúde: acompanhamento em tempo real de frequência cardíaca, qualidade do sono, oxigenação do sangue e mais;
  • Detecção de problemas de saúde: identificação precoce de arritmias cardíacas, quedas e outras anomalias de saúde;
  • Gestão de doenças crônicas: monitoramento contínuo de condições como diabetes e hipertensão, além de lembretes de medicação;
  • Incentivo à atividade física: metas de atividade, contagem de passos e monitoramento de exercícios para combater o sedentarismo;
  • Conectividade com profissionais de saúde: compartilhamento de dados com médicos para monitoramento remoto e decisões baseadas em dados;
  • Integração com tecnologias de saúde digital: conexão com registros eletrônicos de saúde e aplicativos móveis para uma visão geral do paciente.

Tecnologia da Huawei a favor do usuário

A gigante de tecnologia, Huawei, é reconhecida por oferecer smartwatches que se destacam no monitoramento da saúde. Um destes exemplos é o HUAWEI WATCHFIT 3, que chegou ao mercado trazendo as tecnologias TruSeen 5.5TruSleep 4.0TruSport e Stay Fit.

Outros destaques do dispositivo são: suporte a centenas de mostradores; modo Always On Display, que exige algumas informações com a tela parcialmente desligada; e a bateria com duração de 10 dias, mesmo com todos os sensores de monitoramento ativados.

  • A Huawai incentiva os usuários que já utilizaram algum de seus dispositivos a favor da saúde a compartilharem suas experiências em seu perfil do Instagram: @huaweimobilebr

Conheça um pouco mais sobre cada uma das tecnologias a seguir.

TruSleep 4.0

O TruSleep 4.0 é a nova versão da tecnologia TruSleep, um algoritmo feito para analisar o sono. Ele traz métricas e relatórios sobre o sono — que ficam disponíveis no aplicativo HUAWEI Health — por dia, semana, mês e ano, permitindo ao usuário realizar avaliações diferentes.

A tecnologia é capaz de monitorar e o tempo e as fases do sono, e avaliar oa noite de sono do usuário com uma nota de 0 a 100, baseada na análise qualitativa dos dados absorvidos.

TruSeen 5.5

Já o TruSeen 5.5 ajuda como um complemento, observando dados como a frequência cardíaca, a oxigenação no sangue e até mesmo o nível de estresse.

Para as mulheres, ele também faz uma gestão inteligente do ciclo menstrual, ou seja, é possível inserir os dados dos ciclos menstruais, assim como os sintomas percebidos, para que o algoritmo possa também cruzar estes dados com os outros.

StayFit

Outro recurso que ajuda a manter um estilo de vida mais saudável é o StayFit. Pelo aplicativo, é possível registrar as refeições realizadas ao longo do dia diretamente pelo relógio. Para usá-lo, é preciso registrar seus dados de peso e altura e depois incluir cada bebida ou alimento que consumir.

Dessa forma, ele é capaz de calcular a diferença calórica, ou seja, a diferença entre quantidade de calorias consumidas e o que foi gasto baseado nas atividades realizadas em cada dia.

TruSport

Por fim, o TruSport — como o próprio nome dá a entender — está voltado às práticas esportivas. Ele conta com 100 modos de exercício, ajudando a medir seu rendimento em cada uma das atividades.

Durante os exercícios, a função observa o andamento da atividade e até mesmo reconhece o esporte pelo seu ritmo. Isso vale para natação, corrida ou futebol, por exemplo, e cada uma delas conta com um relatório de rendimento para medir o esforço ao longo da atividade. Do Tecmundo.