Saiba como evitar a dor nas costas dentro do carro

Quando você fica durante um bom tempo sentado dentro do carro, as costas reclamam e a dor pode aparecer repentinamente. Você pode estar dirigindo um dos diversos modelos de carros Sedan, estar sentado confortavelmente e bem tranquilo, mas se estiver dentro do veículo por várias horas, irremediavelmente as suas costas vão incomodar… e muito!

A boa notícia é que existem algumas dicas para você conseguir prevenir a dor muscular, a dor articular e até a rigidez por ficar tanto tempo na mesma posição. Tanto nos carros Sedan como em veículos compactos, Suv ou picapes, entre outras opções, a posição do motorista é fundamental.

Algumas recomendações já são bem conhecidas por todos os motoristas de carros Sedan usados e de carros diversos, como por exemplo: não ficar encurvado, manter os ombros contra o respaldo da poltrona, ter o apoia cabeça na posição certa.

Dicas importantes para ficar longe dos remédios

Se não quiser ficar sofrendo enquanto estiver ao volante viajando na estrada rumo à praia ou quando estiver preso em um engarrafamento na cidade grande, por exemplo, preste atenção às seguintes dicas para que, em definitiva, a ação de dirigir carros Sedan ou carros de outros modelos, seja um prazer e não uma tortura.

Muito cuidado na hora de sentar dentro do carro

Evite entrar ou sair do veículo muito rápido. Em primeiro lugar, apoie o bumbum na poltrona e só depois vire os joelhos para ficar em frente ao volante. Ao sair, vire os joelhos para fora do carro e só depois de um passo para a frente e levante da poltrona. Lembre-se de fazer esses movimentos com calma e conscientemente, pois assim estará protegendo a sua coluna.

Procure posicionar a poltrona para a frente

Os cotovelos e os joelhos devem ficar levemente flexionados. Ou seja, você deverá pegar no volante mantendo os cotovelos ligeiramente flexionados e deverá poder pressionar os pedais do veículo com os joelhos pouco flexionados. Dirigir com os braços estendidos provoca dor nas costas e nos próprios braços.

Para você ter uma ideia, o volante deve ficar distante entre 25 e 3º0 centímetros em relação ao seu peito.

Mantenha a coluna reta enquanto dirige

Peito para frente, ombros para trás e coluna encostada no respaldo da poltrona. Deve haver suficiente espaço livre para você poder manter a cabeça erguido e reta, sem bater na hora de passar por um buraco.

Não pegue no volante com muita força

Isso pode provocar tensão e inevitavelmente o seu pescoço sentirá dor como também os ombros e a partir de cima das costas. Relaxe os ombros, isso fará que todo o seu corpo permanecerá numa postura relaxada. As suas costas agradecerão!

Tire qualquer objeto dos bolsos traseiros da calça

Seja você homem ou mulher, tire qualquer objeto dos bolsos traseiros da calça como as chaves, por exemplo. Qualquer objeto que esteja em algum dos bolsos, pode desalinhar a pélvis e isso, com certeza absoluta, acabará em uma tremenda dor nas costas.

Tendo encontrado a melhor posição, verifique os espelhos

Uma vez sentado confortavelmente e antes de ligar o motor do carro, verifique a posição de todos os espelhos e de tudo aquilo que usará durante a viagem, para iniciar a viagem confortavelmente. A visão que você deverá ter da estrada e de tudo o que acontece ao redor do seu carro não deve ter complicações.

Use almofadas ou suportes ergonômicos especiais

Uma toalha ou um pequeno cobertor podem ajudar. É só enrolar a toalha ou até uma camiseta, por exemplo, e coloca-la na base do respaldo da poltrona. Desse modo, a sua coluna terá um suporte e você evitar ficar encurvado. Se o banco afunda um pouco, coloque uma almofada ou travesseiro, para se sentir mais confortável.

 

Evitar estender o corpo e fundamental

Procure permanecer bem sentado, em uma posição neutral e bem ergonômica enquanto estiver dirigindo. Tanto nos Sedan usados quanto nos carros novos, a posição neutral é muito importante. Evite de todas as formas de estender o seu corpo para o lado ou para aquietar ao seu filho no banco de trás. Um mal movimento pode causar uma dor muito forte nas suas costas. Se tiver que procurar alguma coisa ou acalmar às crianças, por exemplo, o ideal, sendo possível, é parar o carro e resolver o problema com calma.