Dados disponíveis no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade – Sagres, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), revelam que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) possui 11.880 servidores contratados sem concurso público. O número representa 4.068 funcionários a mais do que o total de trabalhadores efetivos: 7.812.

Folha da Administração Direta

Sagres: Número de servidores sem concurso na PMJP ultrapassa em 4 mil o total de efetivos

Os dados extraídos do Sagres que apontam 11.880 servidores contratados sem concurso público se referem ao mês de agosto deste ano e abrangem apenas o pessoal lotado na Administração Direta.

O levantamento mostra ainda que outros órgãos da Administração Indireta da Prefeitura de João Pessoa, como Emlur e Semob, por exemplo, também possuem servidores contratados sem concurso público.

Folha da Emlur

Sagres: Número de servidores sem concurso na PMJP ultrapassa em 4 mil o total de efetivos

Na Emlur, de acordo com os dados do mês de agosto deste ano disponíveis no site do TCE-PB, são 421 servidores efetivos, contra 996 sem concurso público (58 comissionados e 938 contratados por excepcional interesse público). Já na Semob, são 291 efetivos, contra 25 comissionados e 160 prestadores de serviço.

Folha da Semob

Folha da Administração Direta

Comparação

Os dados mostram que o número de servidores contratados sem concurso público na PMJP tem crescido vertiginosamente ao longo dos últimos anos. Em dezembro de 2009, por exemplo, eram 8.614 efetivos, contra 838 comissionados e 8.160 prestadores de serviço na Administração Direta.

Valor da folha

No mês de agosto deste ano, de acordo com a ferramenta de acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura Municipal de João Pessoa desembolsou a quantia de R$ 42.791.320,45 para quitar a folha de pessoal, incluindo os efetivos, contratados sem concurso público, inativos, pensionistas e eletivos.