Sábado: Igreja promove em JP evento para ajudar pessoas a descobrirem antepassados

dscf1848 (1)Ajudar famílias a descobrirem a história dos parentes, por meio do registro do sobrenome. Esse é o maior objetivo da ‘Feira de Genealogia’, que será realizada no próximo sábado (22), das 13h30 às 17h, pela A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na capela Centro, ao lado do Bompreço, da Avenida João Machado, em João Pessoa.

A ‘Feira de Genealogia’ tem coma parceiro um site internacional que coleta informações de fontes públicas oficiais do mundo todo (www.familysearch.org).  Tanto o evento quanto o site são mantidos pela Igreja. A entrada é gratuita e não há necessidade de fazer inscrição.

“O site monta a história da família, com base em informações dos internautas e informações coletadas por integrantes da Igreja em cartórios e cemitérios. Com isso, a árvore genealógica vai se ligando com a de outras famílias e o cidadão vai conhecendo todos os seus antepassados”, explicou Aílton Dutra, segundo conselheiro da Estaca Torre, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

De acordo com a programação, serão realizadas palestras e exibidos vídeos com o passo a passo para a confecção da árvore genealógica. Ainda serão repassadas informações sobre indexação, que é o processo de digitar informações de registros históricos em um banco de dados para pesquisa online.

A Indexação do site FamilySearch acessa coleções de imagens digitais em todo o mundo. Acordos contratuais com os guardiões desses registros exigem que essas imagens sejam protegidas.

Cada participante terá o direito de cadastrar uma conta do FamilySearch, com um nome de usuário e senha, necessários para acesso a todos os programas do site, o que permitirá a descoberta dos ancestrais para montar a árvore genealógica. A conta liga a pessoa à Árvore Familiar do site e a registros gratuitos, permitindo que cada um participe da indexação.

“Queremos que as pessoas saiam do evento com vontade de saber mais sobre suas origens e, assim, proporcionar um maior estímulo para a valorização da família”, disse Aílton Dutra.

Durante a feira, também haverá um momento lúdico, onde os participantes poderão ser fotografados com adereços antigos, que remetem à história. As fotos serão enviadas, por email. Estão sendo esperadas 400 pessoas.

Saiba mais

Árvore Genealógica é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos, de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses.

Já foram registradas várias histórias interessantes, por meio desta tecnologia, mantida por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Uma delas foi a descoberta de que o frei Galvão, primeiro santo brasileiro, é tio de um homem que mora em São Paulo que, por meio da pesquisa, conseguiu conhecer até a 8ª geração da família.