Os candidatos da oposição à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos), solicitaram a presença de tropas federais durante a campanha eleitoral na capital para garantir a segurança do processo.
De acordo com Ruy Carneiro, o pedido será protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). “Estamos juntos pela nossa cidade, independente do resultado da eleição. Queremos uma eleição limpa e honesta, onde o cidadão possa votar livremente. Vamos protocolar o pedido de tropas federais no TRE”, afirmou Carneiro.
Luciano Cartaxo reforçou a importância de garantir a segurança no pleito. “Estou preocupado com a segurança dos cidadãos de João Pessoa. O eleitor precisa ter o direito de receber um candidato em sua casa, sem intimidações. A relação do crime com a Prefeitura é gravíssima, e a nossa prioridade é assegurar o direito de ir e vir dos cidadãos”, declarou o ex-prefeito.
O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a necessidade de união em defesa de eleições limpas. “Apesar das divergências políticas, somos unidos pela democracia. Nunca vi situações como as que estamos enfrentando, com o crime organizado influenciando as eleições. Precisamos garantir a segurança dos candidatos e dos eleitores para que o direito de voto seja livremente exercido. Não vejo outra solução que não seja o apoio de tropas federais”, ressaltou Queiroga.
O pedido foi feito um dia após a Polícia Federal deflagrar a Operação Território Livre, que cumpriu mandados de busca e apreensão contra o “aliciamento violento” de eleitores no Bairro São José. Entre os alvos da operação está a vereadora Raíssa Lacerda (PSB).