Romero solicita ao MEC a implantação do Programa Escola Cívico Militar em CG

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), formalizou na última quinta-feira (26), pedido ao Governo Federal para que se instale o Programa Escola Cívico Militar em duas unidades de ensino de Campina Grande. O ofício foi encaminhado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na prática, Campina se torna a primeira cidade do Nordeste a pleitar o programa. Está prevista a implementação de 216 colégios até 2023, o que seria 54 por ano, começando em 2020.

De acordo com o padrão estabelecido pelo MEC, o programa precisa das manifestações conjuntas do Município e do Estado para ser implantado. Dessa forma, Romero Rodrigues encaminhou dois ofícios com o mesmo objetivo de parceria: um ao governador João Azevedo e outro ao ministro Abraham Weintraub.

Nos ofícios constam duas escolas municipais em áreas carentes de dois bairros de Campina Grande que foram indicadas para receber o programa que prioriza o ensino militar no sistema de ensino parceiro: a Dr. Chateaubriand, no José Pinheiro, e a Lafayete Cavalcante, nas Malvinas.

Além das melhorias na qualidade do ensino básico do município De Campina Grande, o prefeito destaca que a implantação do programa nessas escolas em dois dos mais populosos bairros da cidade atingirá os objetivos do Programa Escola Cívico Militar, sendo a instalação em áreas de vulnerabilidade social, redução dos índices de violência, da evasão, da repetência e do abandono escolar.

O secretário de Educação de Campina Grande, Rodolfo Gaudêncio lembrou que o município já conta com uma rede municipal onde se destacam iniciativas de referência nacional como a instalação e ampliação das escolas em regime integral com ensino bilíngue, a criação de cargos de cuidadores para crianças especiais e o próprio desempenho evolutivo do Município nos índices do IDEB.

“Com a possível nova parceria com o governo federal neste novo programa, avançaremos mais na qualidade da educação municipal”, pontuou.