“Rinha de galos”: deputados trocam gritos e ofensas durante sessão na ALPB

Durante a sessão desta quinta (26) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) os deputados estaduais Ricardo Barbosa (PSB) e Tovar Correia Lima (PSDB) quase chegaram as vias de fato. A discussão por causa  do requerimento aprovado nesta quarta-feira (25), da PEC que pede implantação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rendeu troca de farpas e gritos. Com clima exaltado e a possibilidade de agressão física, a sessão foi encerrada pelo presidente da Casa, Adriano Galdino, pois a “Assembleia não era rinha de galos”.

Ricardo Barbosa defende a aprovação da instalação do TCM. “É despreparo dessa oposição. Absolutamente despreparada. Deveriam nivelar no bom debate, não conhecem projetos, não conhecem o regimento. Levam rasteira porque não conhecem o regimento”, disse.

Ouça Ricardo Barbosa:

“Eu não vou me meter em briga não. O que a Paraíba quer deputados que proponham e que busquem uma Paraíba melhor para todos. É isso que a Paraíba quer”, gritou Barbosa.

Ouça Tovar Correia Lima:

Já o deputado tucano rebateu as declarações de Ricardo. “Não aceito e não admito chamar toda a oposição de incompetente, porque não somos. Não cochilamos, porque estamos vigilantes, prestando atenção na sessão. Agora, nós fomos atropelados, ludibriados pelas artimanhas regimentais desta Casa. Chamei o presidente se iríamos votar o TCM, e ele disse que não seria votado, mas foi votado ontem. Vamos entrar hoje a tarde mandato de segurança justamente em relação a sessão que Ricardo (Barbosa) presidiu. A culpa do erro será atribuída a Ricardo”, afirmou.

Ele ainda atacou Barbosa, afirmando que novamente tenha sido truculento. “A fala estabanada de levar a vida fez vossa excelência errar e quando começa errado, termina errado. E anote: a culpa do erro será de vossa excelência, Ricardo Barbosa, que saiu de Campina Grande para levar a vida em João Pessoa. Tenho certeza absoluta que sua forma estabanada de levar a vida não o levou a lugar nenhum, além desse único mandato na vida”, criticou.

O líder da oposição Renato Gadelha (PSC), se pronunciou sobre a confusão na sessão e se disponibilizou em conversar com deputados ofendidos com Barbosa. “Foi indisciplinada a forma com que o Ricardo se pronunciou, vou conversar com os mais ofendidos deputado Bruno – deputado estadual Bruno Cunha Lima – e deputado Tovar”, declarou.