Ricardo visita Espaço Cultural reformado e vê funcionamento de setores

O governador Ricardo Coutinho visitou, no final da tarde desta sexta-feira (27), todos os ambientes da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A Funesc passou por reforma completa desde sua inauguração na década de 1980. Nas obras e na aquisição de novos equipamentos e móveis, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 48 milhões.

Acompanharam Ricardo Coutinho a presidente da Funesc, Márcia Lucena; a vice-presidente Nézia Gomes; a superintendente da Suplan, Simone Guimarães, além de vários gerentes e técnicos da Fundação.

Para o governador, o Espaço Cultural renasceu com a mais completa reforma de toda sua história, mantendo todas as características originais. Projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, uma das principais alterações foi a transformação do antigo Cine Bangüê em Sala de Concertos e o novo cinema, com tecnologia digital.

A superintendente do Plano de Obras de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, disse que nesta visita o governador constatou o funcionamento da parte cênica do Teatro Paulo Pontes, que inclui a iluminação, o maquinário, além do cinema, a Escola de Música Antenor Navarro e o antigo Cine Banguê, que agora é espaço para apresentação das Orquestras Sinfônicas.

A presidente da Funesc, Márcia Lucena, afirmou que o governador Ricardo Coutinho ficou satisfeito com os resultados da ampla reforma que devolve à comunidade um equipamento totalmente revitalizado. “Aqui na Funesc nós estamos trabalhando na elaboração de um projeto de ocupação para que esse espaço seja literalmente invadido pela comunidade. A previsão é de ocupação integral de espaços todos os dias, em todos os turnos”, adiantou. Ela destacou que a tarefa agora é de acolher, de divulgar e estimular a produção artística e cultural. Para isso, parcerias serão firmadas com Secretarias de Estado: “Nós vamos estimular e trabalhar muito conjuntamente e desenvolver um trabalho inter-setorial”.

O secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, avalia que a cidade e a Paraíba têm uma memória afetiva muito grande pelo Espaço Cultural e a ampla reforma devolve a grande estrutura ao público. Lau adiantou que a Secretaria de Cultura vai funcionar na Funesc a partir de março, o que vai facilitar o desenvolvimento das ações em parcerias.