Ricardo ocupa 2º lugar no ranking de rejeição entre candidatos das capitais do Brasil

Candidato foi preso em dezembro de 2019 na Operação Calvário, acusado de participar de um esquema de desvio de dinheiro público da saúde

O candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSB e ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, aparece em segundo lugar no índice de rejeição na disputa das eleições entre as capitais de todo o país, de acordo com dados do Ibope, divulgados nesta sexta-feira (9). Marcelo Crivella, candidato à reeleição no Rio de Janeiro, lidera.

De acordo com a pesquisa, o socialista possui rejeição de 43%. Ele foi preso em dezembro de 2019 na Operação Calvário, acusado de participar de um esquema de desvio de dinheiro público da saúde por meio de contratos com organizações sociais.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), figura 14 pontos percentuais à frente do ex-governador da Paraíba. Ele é investigado no caso que apura um suposto “QG da Propina” na prefeitura, em que empresários fariam pagamentos em troca da quitação de débitos do município. Crivella tem ainda a gestão avaliada como ruim ou péssima por 66% dos cariocas.

Em seguida, aparece o candidato do MDB à prefeitura de Belém, José Priante, com 40%. Ele é primo do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), investigado por suspeitas de corrupção na Saúde.

Na sequência do ranking, vem a deputada federal Clarissa Garotinho, candidata no Rio, com 38%, filha do ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus — Garotinho já foi condenado por compra de votos e improbidade administrativa. Fecha o top 5 o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), com 37%. Ele é alvo de um processo de impeachment pelo uso de R$ 3,1 milhões do Fundo Municipal de Saúde para pagar publicidade.