Ricardo na presidência, Couto na PMJP e união com Ciro: uma entrevista com o vice-presidente do PT

O vice-presidente nacional do PT, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) esteve essa semana na Paraíba, para participar de um evento do partido em João Pessoa. Na oportunidade, o Paraíba Já realizou uma entrevista exclusiva com o petista. Na pauta, diversos assuntos como Lula, Fernando Haddad, Ricardo Coutinho, governo Bolsonaro, reforma da Previdência, Esquerda brasileira e eleições 2020 no estado.

De acordo com Teixeira, o ex-governador Ricardo Coutinho tem totais chances de ser um vice-presidente numa chapa do PT. Na Paraíba, ele ainda comentou sobre o protagonismo de Luiz Couto, que pode ser um possível candidato à Prefeitura de João Pessoa – mas condicionou o espaço petista a um diálogo com o PSB.

Na conjuntura nacional, o vice-presidente da sigla afirmou que a elite brasileira é quem comanda o silêncio do ex-presidente Lula.

Sobre a frente de esquerda que vem se formando no país, ele revelou que ainda espera contar com Ciro Gomes (PDT) nos diálogos que vêm sendo realizados com Fernando Haddad (PT), Manuela D’ávila (PCdoB), Flávio Dino (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo. Confira entrevista na íntegra:

Lula

“A prisão de Lula foi para tirá-lo da eleição, se ele fosse candidato seria o presidente. De uma maneira que Sérgio Moro ajudou Bolsonaro e foi pago com o cargo de ministro. O Brasil inteiro quer ouvir Lula. Ele está preso porque a elite brasileira não quer que ele fale nesse momento, para não ter conhecimento da violência que estão cometendo contra ele”.

Previdência

“Reforma costuma ser coisa boa, mas não é o caso da que o Bolsonaro não está fazendo. O que ele quer é tirar os pobres na Previdência. Dos R$ 1,3 trilhão, R$ 900 bilhões é das costas de quem ganha até dois salários mínimos, não podemos admitir esse sacrifício contra o povo brasileiro. Se quiser mexer com privilégio, conte conosco, mas não assim. Vamos propor a supressão na reforma da aposentadoria rural, do BPC [Benefício de Prestação Continuada], vamos retirar todas as medidas que prejudicam os pobres, e colocar aquelas como não reter dinheiro da Previdência, não permitir que os devedores não paguem, incluir militares, estabelecer uma tributação sobre juros e dividendos. Nessa direção vamos atuar”.

Ricardo Coutinho

“Ricardo Coutinho é um patrimônio do povo. [Um político que] tem todas as condições de exercer um cargo de vice-presidente numa possível chapa presidencial. É uma bela lembrança de um homem tão importante, totalmente comprometido com a Paraíba, honesto, competente, reto, um personagem muito importante da política brasileira”.

Esquerda

“Vamos unir a esquerda do Brasil. Não tem sentido esses partidos estarem fragmentados. PT, PDT, PSB, PC do B, PSOL, Rede devem estar juntos. Não devemos dar importância a certas movimentações pontuais, que são coisas que podem acontecer. Ainda esperamos contar com Ciro Gomes”.

Luiz Couto e PMJP 2020

“Luiz Couto é o grande nome que temos na Paraíba. Ele e temos também Frei Anastácio no estado. Ele hoje é o nome disponível para grandes ações do PT. Mas vamos antes conversar, dialogar com Ricardo Coutinho e com os partidos aliados”.

Haddad

“Esse é um ano de renovação do PT. Pretendemos oxigenar o PT, formar os melhores quadros para dentro da sua direção. Certamente, uma defesa que farei, é que Haddad seja aproveitado na direção do PT”.

Bolsonaro

“Estamos muito preocupados com o governo Bolsonaro. Em quatro meses caiu a atividade industrial, foram fechados muitos postos de trabalho. É um governo que não governa, não se importa com os trabalhadores, travou o aumento do salário mínimo, parou as obras públicas. É extremamente preocupante o que Bolsonaro está fazendo com o Brasil”.