Adversários políticos na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ficaram frente a frente durante reunião entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e governadores e vice-governadores de 24 Estados e do Distrito Federal, realizado em Brasília, na noite desta segunda-feira (1).
Durante o encontro, governadores e vice-governadores pediram a Renan a aprovação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 74/2015, que autoriza o uso de 40% dos recursos de depósitos judiciais no pagamento de precatórios. O presidente do Senado, por sua vez, priorizar uma pauta de interesse federativo.
Outro pedido dos governadores a Renan foi que o Congresso derrube o veto presidencial ao artigo da Lei 13.254, de 2016, que trata de repatriação de ativos mantidos no exterior. O artigo vetado pela presidente impede que os recursos arrecadados com a multa sobre os valores repatriados sejam repassados aos Estados, Distrito Federal e Municípios.
Com o veto, os recursos serão destinados a um fundo de compensação para financiar a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Cássio, que participou da reunião na condição de líder do PSDB no Senado, avaliou o encontro. “A situação é difícil e é preciso construir uma agenda de consenso a fim de retirar o país do estado caótico em que se encontra”, disse.
O senador Cássio também informou que ficou agendada para esta terça-feira (2) uma nova reunião de Renan com os líderes na Casa, para dar prosseguimento ao apelo dos governadores.