O governador Ricardo Coutinho (PSB) comentou, nesta segunda-feira (20), a possibilidade de apoio de seu partido a pré-candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), à Presidência da República, em 2018. Neste final de semana, o tucano esteve em Pernambuco em busca do apoio dos socialistas ao seu projeto de chegar ao Palácio do Planalto.

Apesar de admitir que possui uma “boa relação” com Alckmin, Ricardo descartou a possibilidade. “Eu tenho uma boa relação com o governador de São Paulo… mas do ponto de vista político, acho que o PSB tem uma postura, ou precisa ter um postura bastante diferenciada”, observou o governador paraibano.

“O Brasil passa por um momento que é preciso ter clareza das ideias, clareza de campos, e isso se traduz a partir de um programa para o País. Não é porque eu goste ou não goste de fulano ou de sicrano que vá fazer uma aliança ou deixar de fazer. Mas é pensando em oferecer a população algo claro, algo nítido, e eu particularmente acho que as forças populares, as forças do campo progressista, as forças que discordam dessa visão rentista, financeira, que domina hoje uma parte do mundo e domina o Brasil, que traz muita dificuldade para a maioria do nosso povo, essas forças têm que estar unidas, essas forças têm que construir um programa, que não seja uma programa para agradar fulano ou sicrano, mas um programa mínimo, que retire, que aglutine foçar políticas e que retirem o País dessa situação”, acrescentou.

Para Ricardo, é preciso que o PSB integre um projeto que na priorize apenas uma pequena parcela da população. “Eu não quero voltar a ver o Brasil sendo bom apenas para 1%… Eu quero voltar a ver o Brasil sendo bom para mais da metade da população; é pra isso, no meu entender, e só pra isso, que serve a política. Então, não dar pra gente misturar… é preciso ter um programa, e eu acho que o PSB precisa estar encarnando este programa e precisa tentar construir uma unidade das forças populares”, pontuou o governador, que na Paraíba ocupa a presidência de honra da legenda socialista.