O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou neste sábado (30) a criação de novas estruturas para o reforço da atuação policial. Foram criadas Delegacias Seccionais em Campina Grande e Solânea; o 15º Batalhão de Polícia Militar em Esperança e sete Companhias Independentes de Polícia Militar. O decreto disciplinando a fundação das novos órgãos foi publicado na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado. O anúncio é feito no momento em que se tornam comuns, na região, os registros de explosões a bancos. Durante entrevista recente, em Campina Grande, o governador garantiu que a Paraíba é a única entre as unidades da Federação, no Nordeste, a registrar quedas nos índices de violência todos os anos desde 2011.

O decreto assinado pelo governador justifica a criação da nova estrutura como uma necessidade de “dar resposta hábil e célere na defesa dos direitos atinentes à vida, ao patrimônio público e privado (nas cidades)”. No ato, o governador a necessidade de “expansão da política de compatibilização e integração territorial dos territórios integrados de Segurança Pública e Defesa Social (TISPs)”. Destaca os indicadores populacionais e a área de distribuição para justificar a criação das estruturas nas cidades interioranas. “É importante lembrar que de janeiro a agosto deste ano, que nessa regional tivemos redução dos crimes contra o patrimônio de 33%. Só um crime que é o de roubo de veículos que aumentou, mas o roubo em transporte público também caiu, reduzimos em 62%”, disse Ricardo, em Campina Grande.

Confira a estrutura criada

. 21ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, com sede em Solânea;
. 22ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, com sede em Campina Grande;
. 15º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Esperança;
. Sete Companhias Independentes de Polícia Militar, Unidades Operacionais em nível tático nas Áreas Integradas de Segurança e Defesa Social;
. Em nível tático, 22 Áreas Integradas de Segurança Pública e Defesa Social (AISPs).