O governador Ricardo Coutinho (PSB), nesta terça-feira (20), confirmou que os governadores do Nordeste vão se reunir em João Pessoa para discutir propostas para melhorar a segurança pública na região. Ele explicou que esta discussão não é novidade entre os gestores e que é importante que se fale sobre o assunto, especialmente neste momento quando, segundo Ricardo, a segurança vem sendo tratada como “moeda partidária”.

“Vai existir sim, já temos uma discussão acumulada sobre isso, não é novidade para nós que já construímos um documento sobre segurança, fizemos propostas concretas aos governos durante os últimos sete anos sobre pautando a participação da União nisso e imaginando a participação dos municípios, porque tem que ter”, ressaltou.

Ricardo reclama do desequilíbrio entre as gestões de segurança de cada estado. “Quando você tem essa diferença entre estados vizinhos, isso provoca focos de tensão significativos. O que temos pedido é a construção de uma mesma base de atuação para as nossas forças de segurança pública, aquilo que a Paraíba tem de estrutura tecnológica. Nós temos construído documentos sobre segurança, fazemos propostas concretas aos governos vizinhos durante estes últimos sete anos, buscando pautar essa questão”, disse o governador.

Para o gestor é importante evitar a histeria no debate sobre a segurança. “É preciso seriedade para tratar da segurança pública porque se não, você vai criar um clima de histeria como estão criando no brasil afora que não vai resolver nada no final das contas e que vai abrir as portas para mais autoritarismo”, disse.