RC afirma que Encontro de Governadores servirá para construir agenda única

O governador Ricardo Coutinho participa, nesta sexta-feira (17), do Encontro de Governadores do Nordeste, que acontecerá em Teresina (PI). Ele afirmou que esse encontro servirá para fortalecer os laços entre os gestores da região e alinhar os discursos e elencar prioridades para os estados nordestinos.

“É o encontro regional de governadores mais consistente do país. Estamos desde dezembro aqui no Nordeste aprofundando uma estratégia de ação conjunta, para construir uma agenda única, para que tenhamos, a curto, médio e longo prazo, o desenvolvimento sustentável para a região”, declarou.

Dentre os principais temas discutidos, estão incluídos Ciência e Tecnologia e Previdência Social. Uma das pautas é a proposta da Previdência Complementar, que seria gerenciada pela União, com a possibilidade de Estados e Municípios aderirem a esse regime que sairá bem mais em conta, com custeio mais baixo.

Hoje a maioria dos Estados possui um déficit previdenciário.A proposta da Previdência Complementar já foi regulamentada no âmbito federal. Nos estados a matéria passará pelas Assembleias Legislativas e, uma vez aprovada, será sancionada pelos governadores.

Além disso, o governador acredita que a conjuntura política será uma pauta óbvia, mas que é preciso fugir de discussões de cunho político-partidário. “É importante que a nação resolva o que está sendo discutido. Eu tenho certeza que o bom senso tem que existir, não é decidir se apoia ou deixa de apoiar alguém, é respeitar o estado democrático de direito e buscar fortalecer as instituições”, completou.

O 4º Encontro de Governadores do Nordeste acontece no Gran Hotel Arrey, em Teresina, no Piauí. Os chefes dos executivos estaduais se reúnem com objetivo de discutir temas relacionados ao desenvolvimento da região. Além dos governadores, confirmaram presença os ministros da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo e o secretário para Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger.